Capítulo 2 - Modulação em Amplitude - Página 11 

2.11 Detetor 

Os detetores (DET - detector) tem por objetivo retificar um sinal composto por altas frequências a fim de produzir um sinal com componentes de baixa frequência.
No circuito acima os elementos têm as seguintes funções: Quando o diodo comporta-se como um curto-circuito, o sinal incidente a(t) é totalmente transmitido, logo b(t) = a(t). Quando o diodo comporta-se como um circuito aberto, não há transmissão de sinal, sendo b(t) = 0. Se a(t) for um sinal cossenoidal modulado em amplitude
 
a(t) = [ A + g(t) ].cos(2.p.F.t) ,
 
o sinal transmitido será controlado pela função cos(2.p.F.t) e logo é possível escrever
 
b(t) = [ A + g(t) ].cos(2.p.F.t).s(F.t) .
 
A onda quadrada s(F.t) pode ser expressa em termos da série trigonométrica de Fourier
 
 
e assim, o sinal retificado b(t) pode ser reescrito como
 
Nota-se que o sinal b(t) possui um termo de baixa frequência [ A + g(t) ] / p que corresponde ao sinal modulador, além de outros termos em frequências mais altas. Portanto, na demodulação do sinal AM-DSB, deve ser utilizado um filtro passa-baixas após o detetor a fim de eliminar sinais de alta frequência gerados pelo chaveamento e identificados pelo somatório acima. Embora não seja um circuito linear, o detetor pode ser considerado como um circuito de conversão linear de frequência e o máximo valor que o módulo do coeficiente de transmissão pode atingir é KDET = 1 / p = - 10 dB.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi