Capítulo 3 - Modulação em Frequência - Página 14  

3.18 Linearização da Equação do PLL 

A expressão (3-9) é a equação fundamental do circuito PLL, cuja solução fornece g'(t) em função de g(t). Por se tratar de uma equação não-linear devido à presença da função seno somente a solução numérica de (3-9) torna-se possível, porém, existe uma situação particular que permite a linearização da equação e que leva a uma solução algébrica simples.
 
Esta situação favorável ocorre quando k'.g'(t) ® k.g(t), na qual é possível aproximar o valor da função seno pelo seu próprio argumento, ou seja, sen(x) ® x. Neste caso tem-se uma equação linear que pode ser facilmente transformada para o domínio da frequência, resultando numa equação algébrica cuja solução é
     (3-22)
 
À primeira vista, a demodulação do sinal FM através do circuito PLL introduz distorção linear, já que o termo que multiplica G(f) é dependente da variável f, como pode ser observado na equação acima. Entretanto, se a sensitiviade k' do VCO presente no circuito PLL for elevada, o termo em questão pode ser aproximado para a constante k/k' , minimizando desta forma a distorção linear.
 
Como foi mencionado, a função de transferência H(f) do filtro de malha do circuito PLL pode ser otimizada a fim de melhorar o desempenho da função de transferência G'(f) / G(f) do processo de demodulação.
 
No exemplo ao lado tem-se |G'(f) / G(f)| para um circuito PLL com KSPT.k'.A0 = - KSPT.k.A0 = -1 MHz, que utiliza um filtro passa-baixas RC com H(f) = 1 / (1+ j.f / F3dB) resultando num PLL de segunda ordem. A curva em linha cheia foi obtida com F3dB = 10 MHz e as curvas em linha tracejada, com F3dB = 1,8 MHz e F3dB = 0,3 MHz. Nota-se que com a escolha de F3dB é possível reduzir a distorção linear do PLL (F3dB = 1,8 MHz), ou até mesmo obter uma resposta ressonante (F3dB = 0,3 MHz). Para F3dB > 10 MHz, praticamente não há alteração na curva em linha cheia pois o circuito aproxima-se de um PLL de primeira ordem no qual H(f)=1.
 

3.19 Faixa de Sintonia do PLL de Primeira Ordem 

Voltando à equação fundamental em (3-9), num PLL de primeira ordem, onde H(f)=1, só haverá solução quando
 
|g'(t)| < KSPT.A0    ou
 
DF = k'.|g'(t)| = k.|g(t)| < KSPT.k'.A0     (3-23)
 
A equação acima fornece o máximo desvio de frequência DF para o qual o circuito PLL sicroniza adequadamente. Caso o sinal FM a ser demodulado apresente um desvio de frequência maior que este valor máximo, o sinal g'(t) não corresponderá ao sinal demodulado.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi