Capítulo 3 - Modulação em Frequência - Página 16  

3.22 PLL com Detetor de Fase e Frequência 

Uma forma de aumentar a faixa de sintonia do circuito PLL consiste na utilização de um dispositivo que responda não somente a diferenças de fase,  mas também a diferenças de frequência. Tal dispositivo pode ser implementado através de circuitos digitais sequenciais ou microcontrolados conforme a topologia abaixo.
 
 
O detetor de frequência e fase é uma espécie de flip-flop cujo funcionamento é ditado pelo diagrama de estados da tabela abaixo.
 
Estado Anterior q 0 +V 0
q' 0 0 -V
Subida de y q +V +V 0
q' 0 0 0
Subida de y' q 0 0 0
q' -V 0 -V
 
Se a freqência de y for maior que a de y', surgirão pulsos positivos na saída q enquanto q' mantém-se em zero. No caso contrário, surgirão pulsos negativos na saída q' enquanto q mantém-se em zero. Caso y e y' apresentem a mesma frequência, surgirão pulsos positivos em q e negativos em q' cujas durações dependem da diferença de fase entre y e y'.

As saídas q e q' são somadas e aplicadas a um circuito integrador, o qual fornece o valor g' que é realimentado ao VCO.

A análise matemática desta malha de realimentação é muito mais complicada que a do PLL com detetor de fase, mas constata-se experimentalmente que a faixa de sintonia é significativamente ampliada. Por razões óbvias, este tipo de circuito PLL só é utilizado em frequências mais baixas dada a necessidade da implementação digital do circuito detetor de frequência e fase.
 


Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi