Capítulo 4 - Modulação por Pulsos - Página 12 

4.14 Multiplexador Digital 

O multiplexador digital (MUX - multiplexer), também conhecido como conversor paralelo-serial, é formado por um circuito seletor endereçado por um contador, ambos com N bits.
 
O bit mais significativo é alocado na entrada selecionada pelo endereço mais baixo, sendo o primeiro a ser selecionado na saída. Os bits na ordem decrescente de significância vão sendo selecionados sequencialmente até que uma nova palavra binária surge na entrada e o processo é repetido.
 
No caso do modulador PCM, o ADC e o MUX devem estar sincronizados pela mesma base de tempo.
 

4.15 Demultiplexador Digital 

O demultiplexador digital (DEMUX - demultiplexer), também conhecido com conversor serial-paralelo, é formado por um circuito registrador de deslocamento.
 
 
A cada descida do pulso do oscilador local (clock), o valor lógico do bit presente na entrada do registrador é transferido para o bit menos significativo da saída, sendo que o bit que estava nesta posição é deslocado para a posição seguinte e assim por diante. O valor lógico do bit mais significativo da saída é perdido a cada deslocamento. A palavra binária é completada assim que o valor B0 do bit menos significativo desta surge na saída. A partir deste momento o processo reinicia para formar a palavra seguinte.
 
É importante notar que a frequência do oscilador local deve ser exatamente igual à frequência do oscilador do multiplexador. Isto é obtido através de um circuito PLL que é sincronizado pelo próprio sinal PCM recebido.

 


Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi