Sensores de Luminescência

 

Modernos métodos de fabricação e processamento exigem com que as marcas sejam reconhecidas através dos recursos ópticos. Sensores de identificam as marcas impressas sobre os materiais de embalagem, assegurando assim um corte correto bem como a execução de enrugamento de dobras. No controle de qualidade as marcas são efetuadas orientando os locais de falha, enquanto que na logística as marcas identificam e localizam o "container ou recipiente" dentro do almoxarifado ou depósito verticalizado. Surge uma situação totalmente diferente, no exemplo em que deve ser controlada a aplicação de adesivo sobre uma superfície de material.

A utilização de sensores fotoelétricos é perfeitamente aplicável quando as marcas se destacam perfeitamente do respectivo plano de fundo.

Entretanto, na prática, este destaque nem sempre ocorre, ou seja, as marcas feitas, por exemplo, sobre madeiras em que os respectivos veios são naturalmente destacados inviabilizando a leitura da marca, ou então quando não há nenhum contraste, verificamos quando é aplicado o adesivo sobre o papel, ou quando é utilizado graxa sobre metais e ainda óleo sobre água. Uma outra possibilidade é a intencional subtração ao reconhecimento visual da marcação efetuada.

Nestes e em casos semelhantes os sensores de luminescência nos auxiliam na resolução do problema. Como o próprio nome diz, eles fazem uso dos efeitos físicos da fotoluminescência, causados pela conversão de uma onda curta de luz em uma onda mais longa.

O sensor emite um raio ultravioleta com uma onda de 365nm. Este ativa um material fluorescente, que pode ser percebido pela visão numa área espectral que vai do azul (450nm) até vermelho escuro (780nm)

Este raio de luminescência é recepcionado pelo receptor do sensor de luminescência. O sinal óptico, eletronicamente preparado como sinal de comutação, está pronto para ser disparado. Paralela à saída de comutação temos a possibilidade de usar um sinal analógico para avaliar o grau de atuação da conversão sob o ponto de vista da tecnologia de medição.

Os sensores de luminescência operam exclusivamente com luz modulada, portanto, os receptores só respondem à luz com a mesma freqüência modular.

No mercado encontramos uma grande variedade, muitos já confeccionados com materiais fluorescentes.

Estes são:

 

Bibliografia

Catálogo de sensores SICK (Optic Eletronic)

Autor

Julio Cesar Lucinda