Extensômetros podem ser encontrados com vários valores de resistência para aplicações mais simples temos os de 120W , 350W e 1000W (menos usado). A faixa de tensão ou porcentagem de elongação admissível de um gage (extensômetro) é uma função do grau de fundição e geometria da grade sensitiva de tensão, e as propriedades elásticas do material resistivo. Se a folha da grade tiver 1/8" medirá tensões até 4 ou 5% equivalente a 40000 a 50000 micropolegada/polegada. Para algumas medições teremos, dependendo do extensômetro, 2 a 3%, 2%, 1%, 0,5% para deformações, a vantagem é que para quanto menor a faixa de medição, maior é a precisão da mesma.

Alguns exemplos de extensômetros:

 

Efeito da Temperatura

A mudança da sensibilidade em função da temperatura é primeiramente relatado a uma mudança do Módulo de Young do material do transdutor e uma mudança do fator de extensão (gage factor)do extensômetro. A correção do Módulo provém dele mesmo por um efeito de temperatura induzida de um "gage factor" negativo do extensômetro, veja a figura:

 

Agora apresentaremos um gráfico que mostra como se comporta a saída de um sinal de um strain gage no tempo, a aplicação tem duas fases distintas, uma quando uma tensão é aplicada e outra quando o material é aliviado de tensões.

Agora alguns extensômetros, com algumas especificações e vantagens de uso:

Folha delgada de metal

Baixo custo
Muitas-configurações
Várias opções disponíveis
Escolha de compensação de temperatura
Flexível
Dissipação de calor

Fio

Operação em altas temperaturas
Boas características de fadiga
Instalação rápida

 

Semicondutor

Alto "gage factor"
Alta tensão elétrica de saída
Pequeno

Custo

O custo de um strain-gage pode variar muito, desde US$ 1 (uso universitário) até US$ 40 (para uso mais específico). Esses dados não impedem que hajam strain-gages com valores mais altos no mercado.

 

Voltar a página de índice

Ir para próxima página