Instalação


 
               A instalação apropriada de um transdutor é vital a sua operação. Esta seção contem procedimentos específicos para desembalar, montar,  fazer conexões da pressão, ajustar a porta bleed, e fazer as conexões elétricas.
       1- Desembalagem
 
                Verificar se o transdutor está embalado em  plástico ou etiquetas adesivas sobre as portas de pressão para impedir a sujeira de  entrar nas cavidades da pressão. É melhor mantê-las nas portas até que esteja  tudo pronto para fazer conexões de pressão. Antes de desembalar a unidade, verifique a identificação do transdutor para certificar-se que tem a correta escala de pressão. Também, verifique se há todos os conectores, cabos, ou encaixes que de acoplamento de adaptador requisitados.


        2- Montagem
 

                Antes da montagem, esteja certo que o sistema já tenha sido calibrado. Abaixo estão as etapas para montar seu transdutor corretamente.
1- Desde que a maioria de transdutores têm furos para os parafusos de montagem, verifique no Data-Sheet para verificar o tamanho certo do parafuso.
2- Se a unidade for montada com parafusos, certifique-se que a superfície da montagem é plana de modo que não estique o corpo do transdutor. Em transdutores baixos da escala, tais tensões podem causar as pequenos deslocamentos de zero, que podem piorar com as mudanças de         temperatura.
3- Se possível, monte o transdutor de modo que seu diafragma esteja no plano vertical. As montagens verticais devem ser rígidas desde que toda a mudança na montagem causará um zero permanente por causa da gravidade. Este tipo de montagem tem duas vantagens: deflexãoa zero gravitacional do diafragma e permite que as partículas de sujeira caiam à borda exterior da cavidade da pressão onde não atrapalham o movimento do diafragma.
4- Se você montar o transdutor acima do ponto da medida da pressão, prenderá menos sujeira e o interior permanecerá mais limpo.
5- Quando você monta o transdutor, certifique-se de deixar espaço para o conector elétrico, e  para o acesso às portas de vazamento.
        3-  As conexões das portas de pressão

                    1- Antes que você conecte a tubulação ao transdutor, certifique-se que os cabos
                    estão  livres de escamação e se as linhas estão limpas e não-danificadas.
                    2- Envolva a linha afilada da tubulação com as duas camadas de fita adesiva larga
                    da linha da tubulação do Teflon de 1 polegada. Enquanto isso estique a fita adesiva
                    firmemente bastante para conformar-se às linhas. O Teflon funciona como o
                    lubrificante e o vedador, minimiza a linha que esfola, e faz a desmontagem mais fácil.
                    3- Para unir a tubulação ou o encaixe, parafuse-o dentro com uma chave pequena até
                    que esteja confortável;  então de outra volta.

        4- Sangramento Do Transdutor
 

                A maioria de transdutores de Validyne são equipados com as portas de vazamento para facilitar limpar e cavidades de pressão de enchimento. Esta porta é fechada por um parafuso de fixação feito à máquina para carregar uma arruela circular lisa do Teflon em sua extremidade interna, que funciona como um selo de porta de vazamneto.
1-  Para medir a pressão  estática, não é necessário encher a cavidade do transdutor com o ar, qualquer ar ou gás dentro transmitirão pressão ao diafragma.
2-  Quando ha mudança na resposta dinâmica de pressão, certifique-se que a cavidade de pressão e a conexão do transdutor estião livres de gás. Agindo como uma mola pneumática, o gás pode seriamente diminuir a resposta de freqüência do sistema de medição.
3-  Para remover o gás da cavidade da pressão, afrouxe o parafuso de sangramento, de uma ou duas voltas,  para  impedir a perda da arruela do Teflon, não remova o parafuso de sagramento. Depois que o gás interno foi expelido, o líquido fluirá para fora em torno do parafuso. Feche o parafuso firmemente, e seque o líquido adicional.
        3- Conexões Elétricas
 
          Normalmente, o conector elétrico do transdutor é de seis-pino PT0A-10-6P ou o equivalente. Os pinos A e D são para a excitação do portador, e o pino B é o sinal de saída. O pino C não é usado. O conector de acoplamento é PT0A-10-6S (SR) ou o equivalente. Conectar o transdutor ao demodulador do portador requer cabo protegido de  três ou quatro condutores. Os demoduladores do portador de Validyne e as caixas do módulo usam conectores de PT0A-10-6P para a entrada do transdutor, assim que um cabo com um conector de PT0A-10-6S (SR) em cada extremidade. Idealmente, este cabo deve conter um par protegido para as ligações da excitação e um outro condutor protegido para a ligação do sinal. Separar a ligação do sinal das ligações da      excitação minimiza o acoplamento capacitivo entre o sinal e as ligações da excitação. Os valores desiguais da capacitância, conectados através de cada bobina do transdutor, produzem um desequilíbrio do impedância na ponte do transdutor, que resulta em uma saída zero de offsets. Para conexões de transdutor, Validyne padronizou o cabo do tipo 8434 de Belden, um cabo prontamente disponível de quatro condutores, que consiste em dois pares protegidos. Embora o quarto condutor não seja necessário para a conexão aos transdutores variáveis da relutância, é útil com o outro equipamento tal como o calibre de tensão ou os transdutores de LVDT.
 
 
Voltar para página inicial