Um dos maiores problemas de um captador é os ruídos. Todas as bobinas são vulneráveis à interferências de radiação eletromagnétic. Isto significa que elas tendem a captar um ruído ou zunido por interferência causada por amplificadores outros equipamentos elétricos próximos. Foi para eliminar este problema que em 1995, um engenheiro da Gibson chamado Seth E. Lover inventou um captador cuja característica era neutralizar estes ruídos. Este foi batizado como humbucking ou humbuckers.

Os captadores humbucking são supressores de ruído, possuindo duas bobinas em vez de uma, enroladas em série mas defasadas. Isto significa que qualquer interferência indesejada poassa por uma bobina com sinal positivo, e pela outra com sinal negativo. Como as duas correntes estão com direções opostas e os enrolamentos estào em série elas se cancelam mutuamente e o zunido não passa para o amplificador. Para garantir que as bobinas não cancelem também as correntes geradas pela vibração das cordas, as extensões dos polos relativos à cada bobina, tem polaridades magnéticas opostas (figura 5)

O primeiro humbucking que surgiu foi o gibson PAF (Patent Applied For) que quer dizer patente requerida (figura 6). O humbucking pode ser considerado como se fosse composto por dois captadores separados em uma só unidade. Mas embora proporcionem um som mais forte, apresentam uma perda em frequências altas (agudos), se comparados aos de uma bobina só (single).