O imã por sua vez gera um campo magnético ao redor de si, e as cordas de aço, quando tocadas, interagem com este campo magnético. Enquanto as cordas estiverem em repouso, o campo magnético do captador mantém uma forma regular, e náda acontece à bobina. Mas ao se movimentar, a corda alter ao campo magnético do imã, dando lugar, na bobina, à pequenos impulsos elétricos, que se ligados a um amplificador, são lecados até ele sobre forma de corrente alternada. (Figura 2)
A corda, quando tocada, emite vibra em uma frequência proporcional ao tamanho e tensão da corda, por exemplo segunda corda da guitarra é afinada para que vibre a uma frequência de 440 Hz (ciclos por segundo). Digamos que o padrão vibratório desta corda tenha a forma de oito. Isto significa que a corda completará este oito 440 vezes por segundo, elterando o campo magnético do captador com o mesmo padrão 440 vezes por segundo. (Figura 3).
Durante todo o tempo de duração da nota, não importa a diminuição do volume, a frequência permance a mesma, informando ao amplificador a altura da nota, se é um "lá" ou um "si" por exemplo. Por sua vez, as dimensões do padrão vibratório informam ao amplificador o volume e o timbre da nota tocada.
Na maioria dos captadores, o imã é feito de alnico, que é uma liga de alumínio, níquel e cobalto. Embora existam também imãs "cerâmicos", "piezo" e "ferrite", onde a força do imã varia de acordo com o projeto de cada captador. A barra do imã pode ter um relevo, que estende um dos polos do campo mgnético mais próximo das cordas pode apresentar seis extensões individuais, uma para cada corda. Em alguns modelos, as regulagens de proximidade são individuais (Figura 4). Exitem também, captadores com seis imãs.
Simplificando esta parte: quanto mais forte e maior o número de espiras, maior será a impedância e o volume de saída do captador. porém, pode existir também uma perda na resposta de agudos. Se o imã for muito forte, ou o captador estiver muito próximo das cordas, a atração do imã vai "sufocar" as cordas, ou seja, vai restringir os padrões vibratórios e gera perda de sustain, chegando a gerar até distorção na tonalidade.