LVDT
O transformador diferencial variável linear, conhecido como LVDT, é um transdutor de deslocamento, que produz uma tensão de saída proporcional ao deslocamento de um núcleo móvel. O LVDT possui uma bobina primária, a qual é excitada com uma tensão alternada, e duas bobinas secundárias idênticas ligadas em série e com os condutores enrolados em sentidos opostos.
A bobina primária geralmente fica entre as bobinas secundárias.
Quando o núcleo móvel estiver centralizado, os fluxos magnéticos em cada um dos enrolamentos das bobinas secundárias serão os mesmos, logo as tensões induzidas serão as mesmas. Como elas estão ligadas em oposição, a tensão de saída resultante será zero. Deslocando o núcleo da posição central, o fluxos concatenados em cada uma das bobinas secundárias serão diferentes, logo as tensões induzidas serão distintas, sendo maior a tensão localizada na bobina em que o núcleo móvel está mais próximo e menor na bobina mais afastada. A saída será a diferença entre as tensões das bobinas secundárias.
Tensão de saída (Eout) comparada com a tensão de entrada (Ein), quando o núcleo móvel (core) está à esquerda.
Tensão de saída (Eout) comparada com a tensão de entrada (Ein), quando o núcleo móvel (core) está à direita.
O LVDT possui uma região de grande linearidade no gráfico da tensão pela posição do núcleo móvel. O tamanho dessa região é da ordem de 5 mm. É dentro desta faixa que o LVDT opera.
Gráfico da tensão de saída em função da posição do núcleo móvel.