Aluno: Ricardo Barcelos Munoz
1o Trabalho de 2000
Termistor PTC
Modelo 8EA- Texas Instruments
1.Introdução
Os termistores, ou resistores térmicos, são dispositivos que convertem mudanças de temperatura em variações de resistência, sendo classificados assim, em transdutores resistivos. São resistores baseados em materiais semicondutores que apresentam grande variação de resistência com a temperatura. No caso do termistor PTC, a resistência aumenta com o aumento de temperatura. A explicação deste fenômeno se deve aos átomos que movem-se mais rapidamente dentro da estrutura atômica, dificultando o livre fluxo de elétrons. Essa dificuldade é que causa o aumento da resistência.
A Texas Instruments, fabricante do termistor PTC 8EA, é uma das maiores empresas de fabricação de produtos eletro- eletrônicos do mundo, e no caso do termistor acima citado, já foram fabricados mais de cem milhões de PTC 8EA em todo o mundo, ou seja, este produto que tem função de dar partidas em motores (motor starter), é amplamente disponível comercialmente, por seu largo uso industrial e residencial.
O PTC 8EA é uma alternativa de estado sólido aos relés eletro-mecânicos. Ele utiliza uma pastilha de cerâmica para energizar e desenergizar a bobina auxiliar de partida do motor.
2. Especificações
O PTC 8EA é ligado em série com o enrolamento de partida do compressor, com isso, quando circula uma corrente nesse enrolamento, o PTC aquece aumentando sua resistência até o ponto em que impede a passagem da corrente de partida do compressor.
Esse é o motivo pelo qual quando você desliga um compressor que esteja em funcionamento, você não consegue ligá-lo por um certo período de tempo, pois tem que esperar que o PTC esfrie, para que sua resistência baixe e você consiga corrente suficiente para partir o compressor.
2.1 Faixa de operação
Para escolher com maior precisão o modelo de PTC 8EA, serão necessárias algumas informações complementares como:
1. Tipo do Motor: RSIR, CSCR, CSIR, etc. Dados e características do motor indicados pelo fabricante.
2. Resistência nominal do PTC: Máxima resistência aceitável que pode ser colocada em série com a bobina de partida e que não afeta sensivelmente o comportamento do motor.
3. Máxima tensão no PTC: Máxima tensão sobre a bobina de partida e do PTC, incluíndo a influência do capacitor de marcha.
4. Máxima corrente de partida: Máxima corrente na bobina de partida (= PTC) incluindo a influência do capacitor de partida e/ou marcha.
5. Tempo de partida do motor: Tempo em que a bobina de partida permanece ligada para permitir a partida do motor atingindo o mínimo torque desejado.
Com isso, basta selecionar a pastilha de PTC, conforme a tabela 1:
8EA/2SP |
Tensão VAC |
Resist. Inicial OHMS +/-30% |
Temp.de chaveam. Ts (°C) |
Tensão Max. VAC |
Corrente Maxima (Amp) |
Capac. Termica Mcp (w.s/°C) |
Dissip. 40°C (Watts) |
8EA10X |
120 |
4 |
120 |
170 |
15 |
1,60 |
1,5 |
8EA20X 2SP301 |
240 |
15 |
120 |
265 |
6 |
2,98 |
1,5 |
8EA40X2SP100 |
120 |
5 |
120 |
170/180 |
15/12 |
1,60 |
1,5 |
8EA50X |
240 |
20 |
120 |
300/320 |
8/6 |
2,93 |
1,5 |
8EA60X |
240 |
28 |
120 |
300 |
6 |
2,41 |
1,5 |
8EA80X |
120 |
7 |
120 |
180 |
12 |
1,6 |
1,5 |
2.2 Cálculo de tempo teórico de chaveamento
Fórmula para calcular:
Mcp (Ts - Ta)
--------------- = tempo de chaveamento
I 2 x R
Mcp = Capacidade térmica (watts-seg/ºc) conforme tabela 1.
Ts = Temperatura de chaveamento do PTC conforme tabela 1.
Ta = Temperatura ambiente onde está localizado o PTC
I = Máxima corrente na bobina de partida
R = Resistência inicial da pastilha de PTC conforme a tabela 1.
R = Ro x 0.8
Exemplo: 8EA 40X
Ro = 5 Ohms
R = 4 Ohms (5X0.8)
I =10 A
Ts =120s
Ta = 25s
Mcp = 1.6w.s/C
Substituindo na fórmula:
1.6 (120 -25)
----------------- = tempo estimado
10 2 X 4
tempo estimado = 0.38 s.
Obs.: O tempo teórico calculado deve ser maior ou igual do que o tempo necessário para a partida do motor.
2.3 Características ambientais
A cerâmica do PTC sempre gera calor durante a operação, e mantém a alta temperatura (1500 a 1900C) e a alta resistência ohmica enquanto energizada. Assim que a tensão de linha for removida do PTC, este começa a trocar calor com o ambiente e esfriar, mas permanece com alta resistência durante um certo tempo, devido a conservação de calor interno residual. Para nova partida no motor, a resistência do PTC deve diminuir até permitir a passagem de corrente no nível de atuar a bobina de partida.
O tempo requirido para a resistência retornar a um valor duas vezes maior que o valor da resistência inicial do PTC é chamado tempo de resfriamento (cooldown time).
3. Aplicações
A principal aplicação do 8EA é o controle da temperatura na partida de motores, principalmente em compressores industriais e de refrigeração, mas há outras aplicações como de proteção geral contra surtos de tensão e corrente em circuitos de média potência. Abaixo, o diagrama de montagem do PTC 8EA no compressor:
De uma forma geral, os termistores são amplamente utilizados como sondas de temperatura em aplicações industriais, em aparelhagem médica, em eletrodomésticos, em instrumentação para investigação científica, no setor automobilístico, em telecomunicações e em aplicações militares.
Uma aplicação com este termistor PTC 8EA seria medir determinada temperatura dentro de uma faixa de temperatura pré-determinada. Assim projeta-se um circuito condicionador que fornece o valor da temperatura a um conversor AD, operando numa faixa de 0 a 5 volts. Isso seria possível usando um amplificador operacional, alimentado por uma tensão Vs, determinada por uma ponte de Wheastone, no qual coloca-se o PTC em ponte com outras resistências conhecidas de tal forma a conseguir um valor conhecido de Vs. Assim encontra-se uma melhor relação entre as resistências que condicionam o sinal de saída Vo do amplificador operacional.
O custo médio do PTC 8EA fica na faixa de 6 a 8 dólares, mas dificilmente você o compra isoladamente, geralmente ele vem numa espécie de kit, onde vem incluído o compressor no qual o PTC vai estar atuando como relé, e este já vem instalado junto com o compressor.
4. Conclusão
O PTC 8EA é uma alternativa com custo mais baixo que os reles eletro-mecânicos para partida de motores. Veja algumas vantagens do Relé de PTC :
Comparação de relé eletromecânico e de estado sólido:
PTC Maior confiabilidade por não ter partes móveis. |
Rele eletro- mecanico Sistema de contactação para ligar/desligar a bobina. |
Proteção inerente da bobina de partida. Para uso em compressores com gás R600a |
Possibilidade de falha na bobina de partida em caso de contato colado. |
Compatível com montagem de capacitor de partida e/ou marcha. |
Potencial problema de confiabilidade no caso de aplicações com capacitores. |
É necessário apenas 1 produto para cobrir 1 tipo específico para cada aplicação todos os motores de uma mesma voltagem |
|
Alternativa de menor custo total de aquisição. |
Alternativa de maior custo |
Consumo residual de1.5watts aproximadamente |
Consumo < 1.0 watts |
Necessita tempo para resfriar antes de permitir nova partida. |
Permite nova partida instantaneamente. |
5. Referências
Maiores informações sobre PTC em :
http://gama.inesc.pt/public/Info/Circuit%20Analysis/cap_03/sensores.htm
2. Catálogo da página do fabricante:
Site dos fornecedores: