FUNCIONAMENTO DO TSL245
O TSL 245, como dito na introdução, converte intensidade de radiação infravermelha em frequência. Para essa conversão, o componente é constituido de um fotodiodo de silício e um circuito que transforma o sinal do foto-diodo em um sinal TTL com ciclo ativo de 50% proporcional à radiação incidente. O fato da saída se um sinal TTL permite que o circuito seja ligado diretamente a um microcontrolador ou qualquer outro circuito lógico. Na figura acima vemos o invólucro em que este componente é apresentado, sendo este feito em material escuro, mas transparente à radiação infravermelha. com que o dispositivo opera. Vemos também que ele possui três terminais, onde : 1, GND - terra; 2, Vdd - alimentação; 3, Vout - saida do elemento.
O circuito deve ser alimentado com tensão de 5 V e tem uma frequência máxima de 500 khz. Tipicamente, com uma intensidade de sinal de 920 mW por centímetro quadrado na frequência de 960 nm, ele fornece um sinal de 250Hz.
No escuro, sua saída é noramlmente um sinal de 0,25 Hz. Observamos que no escuro a frequência depende muito da temperatura, podendo ficar em menos de 0,05 Hz para temperaturas próximas de 0 graus Celsius. A temperatura limite para uso deste componente é de 75 graus Celsius.
Na figura 2 temos uma curva que mostra a dependência da frequência com a irradiância para um comprimento de onda de 940nm e a uma temperatura de 25 graus centigrados.
Observe que, embora o dispositivo seja completamente "cego" à radiação visível, ele pode operar com lâmpadas incandescentes, onde parte da luz emitida cai na faixa do espectro em que ele tem máxima sensibilidade.
figura 2