Como escrever em wiki

MPY54C569

53413

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA – TE063

ALUNO: MÁRCIO RENAN FABENE

RA: GRR20034823

renanfabene@yahoo.com.br

PROFESSOR: EDUARDO PARENTE RIBEIRO

LDR MPY54C569 - Light Dependent Resistor


1. INTRODUÇÃO

   O LDR possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.

              A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto o feixe de luz estiver incidindo, o LDR oferece uma resistência muito baixa. Quando este feixe é cortado, sua resistência aumenta. Um multímetro pode ser usado para encontrar a resistência na escuridão ou na presença de luz intensa. Estes são os resultados típicos para um LDR padrão:

• Escuridão : resistência máxima, geralmente acima de 1M ohms.

• Luz muito brilhante : resistência mínima, aproximadamente 100 ohms.

No site http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_de_luz_2.htm podemos encontrar um vídeo que ilustra a variação da resistência medida pelo multímetro quando varia-se a intensidade luminosa sobre o LDR.

zzzz 163415

Figura 1 : Exemplos de transdutores LDR [www.arquimedes.tv/sens/sensordeluz2]

Neste trabalho serão apresentadas algumas características do transdutor LDR MPY54C569, tais como: princípio de funcionamento, constituição, especificações, dimensões e algumas aplicações deste transdutor.

A empresa responsável pela fabricação do transdutor LDR MPY54C569 chama-se SENTEL e fornece serviços e suporte de engenharia para agências de governos e negócios comerciais. Os serviços incluem defesas químicas e biológicas, redes de sensores e testes e avaliações de engenharia.

2. CONSTITUIÇÃO DO LDR

É composto de um material semicondutor, o sulfeto de cádmio, CdS.O processo de construção de um LDR consiste na conexão do material fotossensível com os terminais, sendo que uma fina camada é simplesmente exposta à incidência luminosa externa.

3. FUNCIONAMENTO 

Também chamado de célula fotoresistiva, ou ainda de fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais,cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo a equação:

R = C.L.a onde: L --> luminosidade em Lux,

C e a --> constantes dependentes do processo de fabricação e material utilizado.

Como foi dito anteriormente o LDR tem sua resistência diminuída ao ser iluminado. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência.

Conforme aumenta a intensidade de luz incidente no LDR, um número maior de elétrons na estrutura tem também seu nível de energia aumentado, devido à aquisição da energia entregue pelos fótons. O resultado é o aumento de elétrons livres e elétrons fracamente presos ao núcleo.

Figura 2 : Simbologia do LDR [http://alserver01.human.uni-potsdam.de/laabs/P/Baustellenampel/B-Ampel-Dateien/LDR.jpg]

4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO MPY54C569

 

Figura 3 : Transdutor MPY54C569 (fonte: Datasheet do fabricante.)

4.1 – ESPECIFICAÇÕES

1 - Resistência do LDR (fotoresistor) :

* em 10 Lux - 20 até 100kΩ

* em 100 Lux – 5kΩ

2 - Resistência no escuro (depois de 10 segundos): 20MΩ

3 – Potência dissipada :

* Contínua em 25ºC 60mW

* Demandada em 25ºC – 90mW

4 – Máxima tensão (DC) no escuro: 200V

5 – Máxima Resposta Espectral: 5500A ( com tolerância de + ou – 300A )

6 – Faixa de temperatura ambiente: -30ºC até +70ºC

7 – Faixa de temperatura de operação: -30ºC até +60ºC

8 – Preço:

DE

ATÉ

Preço
(R$)

1

24

10,28

25

99

8,53

100

999

7,29

1000

-

6,37

( fonte: Farnell Distribuidora de produtos eletrônicos)

4.2 – DIMENSÕES
 

Figura 4 : Dimensional do transdutor MPY54C569 (fonte: Datasheet do fabricante.)

No datasheet do componente (http://br.geocities.com/gedaepage/Doc/datasheets/LDR_MPY54C569.pdf), podem ser encontradas mais informações sobre o MPY54C569.

5. APLICAÇÕES

5.1 – MEDIDOR DE LUZ AMBIENTE

Para fazermos um medidor de luz ambiente podemos usar o seguirte circuito (Figura 5), que constituí basicamente em um divisor de tensão formado pelo LDR, uma resistência e um disparador schmitt trigger inversor modelo 74LS14. Como o LDR varia em função da luz, o sinal de saída do divisor também irá variar e quando passa da curva de disparo do schmitt trigger, este trocará o estado de sua saída de acordo com o programado.

CXDS

Figura 5: Medidor de luz ambiente (Fonte: http://www.x-robotics.com/sensores.htm#LM35)


O principal problema deste circuito consiste na distância em volts entre o ponto de disparo alto e baixo do schmitt trigger, que é de 0,8 volts. Sendo assim, este sistema é bom para casos em que deseja-se detectar apenas níveis de claridade total ou de ausencia total de luz.

5.2 – SENSOR LASER DE PASSAGEM

Este circuito(figura 6) envia um nível lógico alto para a porta paralela quando um raio laser é interrompido pela passagem de alguém.

figura

Figura 6: Circuito do Sensor Laser de Passagem [www.gta.ufrj.br/grad/01_1/contador555/contador_de_passagem.htm]

O laser deve incidir sobre o LDR. O LDR iluminado possui uma resistência reduzida. Assim, quando o laser é interrompido, a resistência do LDR aumenta, e a tensão sobre ele sobe.

A tensão sobre o LDR entra na entrada não inversora do amplificador operacional LM741. O amplificador operacional não realimentado funciona como um comparador: se a tensão na entrada inversora é maior que a tensão na entrada não-inversora, a saída é aproximadamente igual a 12V. Caso contrário, a saída é aproximadamente 0 V.

A tensão de referência gerada pelo resistor variável é conectada à entrada inversora do amplificador.

Assim, variando a tensão de referência, varia-se a sensibilidade do circuito, compensando o excesso de luminosidade do ambiente incidindo sobre o LDR.

À saída do operacional adiciona-se um LED indicador. O circuito funcionará corretamente se o LED acender quando o laser for interrompido.

Antes porém de ligar a saída do operacional à porta paralela, adicionou-se um resistor e um diodo zenner de 5V para reduzir o nível de tensão de 12V para 5V na porta.

A vantagem deste sistema é que os componentes utilizados são muito simples, baratos e fáceis de encontrar.

Um contador de passagem pode ser utilizado na indústria para controlar o número de peças que saem de uma linha de produção, através de uma esteira, ou ainda a entrada e saída de pessoas de um local. Por exemplo, pode ser utilizado para saber quantas pessoas visitaram uma exposição de arte num museu. Cada pessoa que atravessa o seu feixe de luz interrompe a absorção desta pelo LDR e gera todo um processo.

 

6. CONCLUSÃO

Tendo em vista que o mundo está cada vez mais “automatizado”, percebe-se claramente uma tendência ao aumento do uso de LDR´s para fazer o controle automático de portas, alarmes contra roubos, controles de iluminação em um recinto, contagem industrial, etc...

Apesar dos LDR´s possuírem uma pequena lentidão de resposta, o que limita sua operação, pode-se ver que a sua relação custo x benefício ainda permanece muito boa, pois os LDR´s desempenham uma função importantíssima dentro de um circuito e possuem um custo relativamente baixo (por volta de R$ 10,28).

 

7. REFERÊNCIAS

1 - Sentel

Site do Fabricante

http://www.sentel.com

Acessado em :09/06/06

 

2 - Datasheet do componente

http://br.geocities.com/gedaepage/Doc/datasheets/LDR_MPY54C569.pdf

Acessado em :09/06/06

3 - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Características do LDR e aplicações

  

http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/contador555/ldr.htm

Acessado em :09/06/06

4- X-Robotics

Medidor de Luz Ambiente

 http://www.x-robotics.com/sensores.htm#LM35

Acessado em :10/06/06

5 - Elab Lda 

Filme sobre LDR

http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_de_luz_2.htm

Acessado em :10/06/06




Anexos das páginas