Como escrever em wiki

SensorCor

versao doc (baixar em Anexos)
simbolo

Universidade Federal do Paraná

Setor de Tecnologia

Departamento de Eletricidade

Disciplina: TE063 – Instrumentação Eletrônica

Sensor de Cor Sick

foto

Orientador: Prof. Eduardo Parente Ribeiro

Aluno: Oscar Kim Júnior

Curitiba – junho/2006

1. Introdução

 

O sensor de cor, objeto do presente estudo, cuja função é detectar a cor de objetos a uma distância pré-determinada, consiste em uma aplicação específica de um sensor fotoelétrico. Os sensores fotoelétricos abrangem outras aplicações como as que utilizam a detecção por infravermelho, os sensores a laser, amplificação para fibras óticas etc. Os sensor de cor, baseados no princípio fotoelétrico, consiste de um transmissor constituído de 3 LED’s nas cores vermelha, verde e azul e um receptor a fototransistor.

O Fototransistor é um transistor cujo encapsulamento permite a incidência de luz sobre a junção base- coletor.

A corrente gerada pela luz na junção é amplificada pelo transistor, como se fosse uma corrente de base convencional.

A corrente de coletor do fototransistor é, portanto, proporcional a intensidade luminosa incidente sobre o componente.

transistor

Figura 1 [1]

Modernamente os fototransistores estão sendo utilizados em conjunto (C.I.) com diodos emissores de luz num único encapsulamento, os quais são chamados de acopladores ópticos ou fotoacopladores.

2. Princípio de Funcionamento do sensor de cor

 

Os sensores de cor utilizam um princípios básicos de detecção conhecido como sistema por difusão (Figura 2).

Neste sistema, de acordo com a ref.1?, o transmissor e o receptor são montados na mesma unidade, o que é chamado de fotoacoplador. O transmissor envia o feixe de luz através de um fotodiodo (LED’s nas cores vermelha, verde e azul), que pode ser em flashes, com alta potência e curta duração, para evitar que o receptor confunda a luz emitida pelo transmissor com a iluminação ambiente.

O acionamento da saída ocorre quando o objeto a ser detectado entra na região de sensibilidade e reflete para o receptor (fototransistor) o feixe de luz emitido pelo transmissor. Após, o sensor de cor calcula as coordenadas de cromaticidade da radiação refletida e as compara com o valor de referência previamente armazenado. Se o valor estiver dentro da faixa de tolerância determinada, é ativado um chaveamento de saída (transistor NPN ou PNP, TRIAC’s, Relé, Tiristores).

difuso

Figura 2 [1]

Conforme afirma o fabricante, o tipo de material que o objeto é construído e a sua cor influenciam na distância sensora operacional do sensor. Se houver uma distância sensora definida como a máxima distância entre o sensor e o alvo padrão, segundo as leis da reflexão da física, a distância sensora operacional pode ser baseada na seguinte fórmula:

Distância sensora = 0.81 x Distância sensora nominal x F

F= Fc x Fm. Exemplo: papelão (0.5) preto (0.5) gera um fator de 0,25

tabela

Tabela 1 ref. 1?

Outros fatores podem influenciar a distância sensora, tais como: rugosidade, tonalidade, dimensões etc.

Os sensores de cor da Sick, segundo o fabricante, podem detectar tanto cores de objetos opacos através da reflexão do próprio acionador, bem como materiais transparentes. Em detecção de materiais transparentes é utilizada uma técnica baseada no sistema reflexivo de acordo com a figura 3.

 

reflexo

Figura 3 [1]

Porém, o feixe de luz passa pelo material translúcido e é recebido pelo fototransistor após sua reflexão em um refletor prismático (Figura 4). Nesse tipo de refletor, o feixe de luz refletido é paralelo ao feixe emitido pelo transmissor, devido às suas superfícies inclinadas a 45º, o que não acontece quando a luz é refletida diretamente por um objeto, onde a luz se espalha em vários ângulos.

refletor

Figura 4 [2]

De acordo com a SICK Sensores, objetos que possuem pintura metálica ou que emitem brilho intenso podem significar dificuldades na detecção dos mesmos. Por isso, há a necessidade de instalar o sensor com uma pequena inclinação em relação ao objeto (entre 10º e 30º) para evitar erro de leitura.

inclinado

Figura 5 [3]

3. Características

Especificações do sensor de cor CS84

DenominaçãoEspecificação
Reconhecimento4 cores
Alcance12,5 mm (modo difuso)
Tolerância+/- 3 mm
Frequência de chaveamento1,3,6 kHz
Temperatura ambiente de operação-10ºC a 55ºC
Sinal de Saída< 2 V
Fonte de LuzLED (vermelho, verde e azul)
Peso400 g
Grau de ProteçãoIP67
Tensão de alimentação10-30 V
Consumo80 mA

Tabela 2 [4]

Quando a cor é um critério decisivo na detecção, verificação e escolha de objetos os sensores CS84 da SICK representam uma boa solução, de acordo com o fabricante. Não necessitam contato com o objeto a detectar e possuem um sistema teach-in o qual é possível memorizar 4 cores. A interface de programação (Figura 6) é de simples manuseio e permite a programação de maneira fácil. É possível, através desse painel do sensor, definir uma cor e suas diferentes tonalidades para servir de referência de atuação.

interface

 

Figura 6 ref.3?

4. Manutenção

Os sensores da Sick não requerem manutenção, porém o fabricante recomenda que se faça periodicamente:

- Limpeza das superfícies óticas;

- Verificação das conexões;

- Repetição das cores na programação teach-in.

 

5. Aplicações

O projeto abaixo mostra uma simples aplicação do sensor de cor SICK onde sua função é identificar as garrafas de tampa verde e vermelha comandando a separação das mesmas na linha de produção de uma fábrica de refrigerantes.

aplica

Figura 7 [5]

É grande a importância dos sensores de cor nos processos de fabricação das indústrias. São diversas atividades que aplicam os sensores de cor para tarefas simples como a identificação ou a escolha de objetos coloridos.

Erro de Pintura - Na linha de montagem da industria automobilística, na fase de pintura e funilaria, o sensor de cor pode ser útil na identificação precisa da cor certa ou se há variações indesejadas para refugar peças com defeitos de pintura.

Cortes com Precisão – Uma indústria de salames poderá utilizar sensores de cor para produzir corte de empacotamento em série do produto, mediante o reconhecimento de uma pequena fita colorida na embalagem.

Além de outras que necessitam de identificação, seleção, classificação de produtos e serviços.

Os sensores de cor Sick apresentam uma série que oferece diferentes características que podem ser indicadas para uma ou outra aplicação de acordo com essas características. Por exemplo, o alcance ou o número de cores a ser programada. Isso mostra-se como vantagem do fabricante em relação aos demais que possuem limitações em suas aplicações. A tabela 3 mostra alguns desses sensores.

ModeloTipo saídaFreq. chaveam.CoresTolerânciaAlcance
CS1-N1111NPN1 kHz1+/- 2 mm12,5 mm
CS1-P1111PNP1 kHz1+/- 2 mm12,5 mm
CS3-N1132NPN3 kHz3+/- 2 mm12,5 mm
CS3-P1132PNP3 kHz3+/- 2 mm12,5 mm
CS81-N3612NPN1,3,6 kHz1+/- 3 mm60 mm
CS81-P3612PNP1,3,6 kHz1+/- 3 mm60 mm
CS84-N1112NPN1,3,6 kHz4+/- 3 mm12,5 mm
CS84-P1112PNP1,3,6 kHz4+/- 3 mm12,5 mm

Tabela 3 ref.6?

Dentre muitos fabricantes, pode-se citar a título de comparação o sensor de cor Colorsight da Allen Bradley e ifm. É possível identificar vantagens e desvantagens em poucos aspectos na comparação entre os fabricantes( ver tabela 4). Normalmente os fabricantes costumam ter uma, duas ou quatro opções de sensor de cor, o que pode deixar a Sick em destaque no mercado devido a ela possuir uma linha completa de sensores de cor com características diversas para para cada tipo de aplicação.

6. Conclusão

O estudo realizado possibilitou conhecer o princípio de funcionamento de um sensor de cor. Adquiriu-se uma visão geral sobre fototransistores e fotodiodos, permitindo ampliar conhecimento sobre materiais, partes constituintes de um sistema de transdução e noções sobre sistemas de automação industrial e instrumentação eletrônica.Ao final deste estudo pode-se também adquirir habilidade em pesquisas.

7. Referências

[1]: Brusamarelo, Valner e outros, Sensores Óticos, Universidade de Caxias do Sul, http://www.ucs.br/ccet/demc/vjbrusam/inst/oticos.pdf#search='fototransistor%20a%20cores, 15/06/06.
 [2]: SICK SENSORES, Sensores Industriais/Sensor de Cor, http://www.mysick.com/partnerPortal/eCat.aspx?go=Finder&Cat=Row&At=Fa&Cult=English&Category=Produktfinder, 15/06/06.

[3]: SICK SENSORES, Sensores Industriais/Sensor de Cor, http://www.mysick.com/saqqara/pdf.aspx?id=im0015189, 15/06/06.



Por fim, relativo ao objeto de estudo, foi possível verificar que os sensores de cor série CS da Sick representam uma boa opção em relação aos demais fabricantes. A série disponibiliza uma variedade de opções que atende às diversas aplicações em vários ramos da indústria.


Anexos das páginas