MICROSONAR

Universidade Federal do Paraná

Departamento de Engenharia Elétrica

Disciplina Instrumentação Eletrônica - TE149

Prof. Eduardo parente Ribeiro

Trabalho sobre Sensor

Sensor Ultra-sônico MICROSONAR

Nome do aluno: Rodolfo Ambonatti Pfeffer

GRR 20044687

internal://microson1.jpg internal://microson.jpg


1. Principio de Funcionamento

O principio de operação do sensor ultra-sônico é baseado na emissão e reflexão de ondas acústicas entre um objeto e um receptor. A superfície plana do alvo reflete o ultra-som, que retorna ao sensor como um eco. A variável medida é o tempo de trajeto (de ida e volta) do ultra-som entre a face do sensor e a superfície do objeto, cujo resultado é utilizado no cálculo da distância.

internal://funcionamento2.jpg

Figura 1- Principio de funcionamento [3]

O sensor ultra-sônico transmite e emite sons não audíveis na faixa de freqüência de 30 a 300 kHz e é construído com material piezoelétrico. Normalmente a onda sonora é transmitida pelo ar.

A maior vantagem do sensor de proximidade ultra-sônico reside no fato que pode detectar a proximidade de diferentes materiais. A detecção é independente de forma, cor, e material. O material pode ser sólido, fluído ou pó e inclusive transparente. Menos lá, tecido, espuma, borracha e outros materiais que absorvem som.


2. Fabricante

A empresa NIVELCO foi fundada em 1982 pelo seu atual presidente Tamás Szőllős é considerada como uma corporação de médio porte, atualmente atua em 60 países contando com mais de 100 distribuidores. Possui sua matriz nos Estados Unidos e diversas filiais em: Polônia, Republica Tcheca, Romênia e Rússia.

No Brasil possui um distribuidor em São Paulo: Conaut Controles Ltd. Estrada das Águas Espraiadas, 230 C.P. 56-06835-080 EMBU – SP.


3. Especificações

Caracteristicas

Emissão de pulsos de ultra-som

60-160 kHz

Faixas de medição

0.2-1m/0.4-6m

Saídas

PNP/ 4-20 mA/ 0-10 VCC

Invólucro

Plástico /Aço

Linearidade

±0.35%

Repetibilidade

1-1.5 mm

Temperatura

–20 - +70 °C

Coeficiente de temperatura

± 0,02% / °C

Resolução

0,1 – 1,5mm

*Erro

1,17%

*Erro calculado considerando xa=0,4m e xb=6m e saída em tensão


4. Modos de saída

Para que o equipamento funcione é necessário pré-programar duas distâncias xA e xB

4.1 PNP

Neste modo a saída poder ser apenas em 2 níveis conforme as figuras abaixo.

internal://saidadigital.jpg

Figura 2-Saída no modo PNP [2]

4.2 Corrente

Neste modo a saída é em corrente elétrica com variação de 3.8-20.5 A.

internal://saidacorrente.jpg

Figura 3-Saída em corrente [2]

4.3 Tensão

Neste modo a saída é em tensão corrente elétrica com variação de 0-10 V

internal://saidatensao.jpg

Figura 4-Saída em tensão [2]


5. Aplicações

O MICROSONAR foi desenvolvido para aplicações de automação industrial. Pode ser utilizado para detectar a presença de um objeto, medir a distância do sensor ao objeto que para garantir a confiabilidade deve ter uma superfície plana e estar paralela ao sensor. As figuras abaixo são exemplos de aplicações.

internal://aplicacao12.jpg

Figura 5-Medição de altura [2]

internal://aplicacao2.jpg

Figura 6-Verificação de presença [2]

internal://aplicacao3.jpg

Figura 7-Medição de distância [2]

internal://aplicacao4.jpg

Figura 8-Verificação de continuidade [2]


6. Conclusão

Para aplicações de automação industrial para o qual o dispositivo foi desenvolvido apresenta características adequadas como: robustez, repetibilidade, faixa de temperatura de trabalho e linearidade. Um ponto de destaque é a diversidade de formas de saída em relação a outros sensores ultra-sônicos.

O sensor permite a medição de proximidade em uma variedade maior de materiais, mas é mais caro que um dispositivo óptico de medição por exemplo.

A escolha do sensor apresentado ou de outro sensor que não é ultra-sônico depende da aplicação já que as características não são as mesmas.


7. Referências Bibliográficas

[1]Nivelco,Site do fabricante, http://www.nivelco.com/index.php, acesso em março/2007

[2] Nivelco, MICROSONAR ULTRA SONIC PROXIMITY TRANSMITTER, Data Sheet http://www.nivelco.com/download/pdf/urp2s03a0601b.pdf, acesso em março/2007

[3] Allen Bradley, Sensores Ultra-sônicos - Definições Técnicas e Terminologia, http://literature.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/ca/c115-ca529_-pt-p.pdf, acesso em mar/2007