Universidade Federal do Paraná
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina Instrumentação Eletrônica - TE149
Prof. Eduardo Parente Ribeiro
Trabalho sobre Transdutores
SENSOR DE UMIDADE - MODELO SHT75 - SENSIRION
Aluno: Guilherme Steilein
E-mail: steilein@gmail.com
GRR 20064112
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho falaremos um pouco sobre o sensor SHT75 da Sensirion, este sensor tem a capacidade de medir duas grandezas, Umidade Relativa do Ar e Temperatura, porém abordaremos apenas a sua capacidade de medição de Umidade que tem uma grande área de aplicações, principalmente na Área Médica.
Como a própria figura já demonstra, este sensor tem uma característica muito importante, pode vir de fabrica tanto no modelo discreto como em formato integrado.
2 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O principio de funcionamento é baseado num material sensível a umidade, no caso específico, um polímero que funciona como dielétrico num capacitor, conforme varia a umidade varia o dielétrico terminando por alterar a capacitância do sensor.
3 CARACTERÍSTICAS DO SHT75
Tabela 2: Características do sensor SHT75
Figura 3: Curva Características do sensor SHT75
4 VANTAGENS
Devido a suas características únicas, o SHT75 apresenta uma inúmera série de vantagens sobre seus concorrentes, como durabilidade, precisão, auto-calibração, tempo de resposta, taxa de erro. Além de outros fatores, como tamanho.
5 APLICAÇÃO
Principais Aplicações:6 CONCLUSÃO
O SHT75 é um excelente sensor, tem muitas configurações possíveis além de uma ótima precisão, porém devido a isto tem um alto custo no mercado, em torno de 150 reais, enquanto que sensores analógicos comuns, que na verdade são apenas capacitores, não passam de 30 reais.7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Website do fabricante - Especificação de sensores de temperatura - http://www.sensirion.com - Acesso em março/2007.
[2] Datasheet do fabricante - SHT75 - http://www.sensirion.com/en/pdf/product_information/Data_Sheet_humidity_sensor_SHT1x_SHT7x_E.pdf - Acesso em março/2007.