SondaLambda
Universidade Federal do Paraná
MsoNormal?" style="line-height: 150%; font-family: times new roman,times,serif; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Departamento de Engenharia Elétrica
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Disciplina: Instrumentação Eletrônica - TE149
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Professor: Eduardo Parente Ribeiro
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Trabalho sobre Trandutores
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; font-weight: bold; font-style: italic; color: rgb(0, 0, 0);">Sensor de Oxigênio / Sonda Lambda
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Aluno: Kleiton Chochi Zembovici - GRR20044805
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center; color: rgb(0, 0, 0);">Email: kleicz@hotmail.com

1 Introdução
A Bosch inventou a sonda lambda, já produziu mais de 175 milhões de unidades desde 1976 e hoje é o seu maior fabricante em todo o mundo. Sua principal utilidade é de medir a mistura ar/combustível após a combustão num motor.
1.1 Fator Lambda
A energia química contida no combustível, quando é queimada libera-se em forma de calor produzindo trabalho. Para que o combustível queime, é necessário que haja oxigênio (ar), e essa porcentagem de ar introduzido varia de acordo com as necessidades do motor e com o combustível.
Quando a queima é completa, todo o carbono (C) presente no combustível, reage com o oxigênio (O), formando o dióxido de carbono (CO2); todo o hidrogênio(H) presente no combustível, também reage com o oxigênio (O) formando vapor d'água (H2O) e finalmente, todo o nitrogênio (N2) existente no ar admitido, não participa da reação, sendo expelido sob a mesma forma. Nestas condições, se tomarmos a massa de ar admitido e a massa de combustível necessária para uma combustão ideal, teremos uma mistura chamada de estequiométrica. A relação entre a massa de ar e a massa de combustível admitido é o que chamaremos de relação ar-combustível (RAC), e varia de combustível para combustível como é mostrado abaixo:
COMBUSTÍVEL
|
RELAÇÃO AR-COMBUSTÍVEL ESTEQUIOMÉTRICA (Kg/Kg)
|
Gasolina
|
14,7/1
|
Álcool (etanol)
|
9,0/1
|
Gasolina (22% de etanol)
|
13,3/1
|
Diesel
|
15,2/1
|
Metanol
|
6,4/1
|
Na prática, entretanto, nem sempre teremos a mistura ar-combustível estequiométrica e neste caso podemos dizer que uma mistura é pobre porque tem uma quantidade de ar maior que a ideal, proporcionando uma relação ar-combustível maior do que a ideal.
RACpobre > RACestequiométrico
De modo análogo, quando falta ar na mistura ar-combustível, a mistura é dita como mistura rica.
RACrico < RACestequiométrico
Para que este conceito fosse processado de modo independente do tipo de combustível, foi introduzido o conceito de razão de equivalência lambda:
LAMBDA = Quantidade real de ar / Quantidade ideal que deveria ser admitida

Podemos determinar se uma mistura é rica ou pobre pela escassez (rica) ou
abundância (pobre) de resíduo de oxigênio na descarga.
1.2 Funcionamento da Sonda Lambda
Existem dois tipos diferentes de sonda lambda, segundo o elemento ativo:-Sonda Lambda de Zircônio-Sonda Lambda de Titânio
A Bosch utiliza sondas de zircônio. Esta é composta internamente por um elemento cerâmico envolto por um cilindro (eletrodo negativo) e por um cone concêntrico (eletrodo positivo). O elemento cerâmico (eletrólito sólido) é a base de dióxido de zircônio (ZrO2), recoberto, interna e externamente por uma fina camada de platina porosa, inserido em uma carcaça metálica, com aberturas ou orifícios para passagem dos gases de combustão, com função de proteção e de fixação à tubulação do escapamento do veículo. Um dos lados do elemento cerâmico (parte interna do eletrodo negativo), se encontra em contato direto com o ar atmosférico (21% de oxigênio), enquanto o outro, está exposto aos gases de combustão (parte externa do eletrodo positivo, onde a concentração de oxigênio nos gases é variável em função da relação ar/combustível no interior do cilindro).

Em temperaturas superiores a 300º C, o elemento cerâmico torna-se condutor de íons de oxigênio. Em tais condições, cargas negativas (O-2) migram de uma placa de platina para outra, conduzidas pelo elemento cerâmico (eletrólito de dióxido de zircônio), gerando uma diferença de potencial elétrico entre os terminais dos eletrodos. Esse potencial é dado pela equação de Nerst.
2 Especificações
O sinal produzido pela Sonda Lambda varia de 100 a 900 milivolts. Valores entre 100 e 200 milivolts indicam mistura pobre, alta concentração de oxigênio nos gases de combustão (lambda > 1). Valores entre 200 e 800 milivolts, indicam mistura ideal (lambda = 1 ou mistura esquetiométrica). Valores entre 800 e 900 milivolts, indicam mistura rica, baixa concentração de oxigênio (lambda < 1).
Gases com concentração inferior a 0,3%, tensão > 0,8 volts.
Gases com concentração superior a 0,5%, tensão < 0,2 volts.
Pela alta sensibilidade na região estequiométrica, o erro do sensor fica em ±0.13%.
A Bosch possui diversos modelos de sondas lambdas (Bosch 0 258 00X XXX), porém todos os modelos possuem o mesmo princípio de funcionamento e a mesma curva Lambda X Tensão. Duas características mudam entre os modelos: a rosca e a quantidade de fios, isso pelo fato das mais diversas marcas de veículos e injeções eletrônicas.
Diferença entre os números de fios das sondas lambdas:
-3 fios: 2 fios para alimentação do aquecedor; 1 fio para o sinal; o retorno do sinal é feito através do chassi.
-4 fios: 2 fios para alimentação do aquecedor; os outros 2 para o sinal e o retorno de sinal; este último está isolado da carcaça.
Há excessão de um modelo da Bosch que não possui aquecimento elétrico, e possui apenas 1 fio para o sinal, o retorno do sinal é feito através do chassi.
Preço: Variando o modelo, as Sondas Lambdas da Bosch custam entre R$90,00 e R$200,00.
3 Aplicações
Sua principal aplicação é automotiva. Em conjunto com a injeção eletrônica, aumenta a potência do motor, economiza combustível, evita reparos e trocas do catalisador e diminui a emissão de gases poluentes ao meio ambiente.
A central de injeção opera basicamente em closed-loop (malha fechada). Quando o motor funciona em regimes estáveis, como em marcha lenta, suaves acelerações, velocidade do veículo constante com abertura de borboleta menor que 70% e dentro de um certo limite máximo de rotação, o sistema opera em malha fechada com lambda determinado pela central igual a 1,000 ± 5%. Já em plena carga e rotações elevadas, a central trabalha com lambda entre 0,820 à 0,920 (mistura excessivamente rica), devido ao controle de temperatura do motor.
Além da utilização em conjunto com a injeção eletrônica, a sonda lambda é utilizada também para preparação de motores. Ligado a um
HallMeter?, o preparador sabe quando o carro está com falta de combustível ou com excesso, evitando assim danificar o motor em ajustes extremos.

Com um custo baixo é possivel construir um hallmeter, os componentes utilizados são:
1- LM 3914
2- Capacitor eletrolítico 2,2 micro Farad / 16 V ou maior
3- Resistor 330 OHM / 1/8 w
4- Trim Pot (Potenciômetro) 4.7K
5- 2 Led vermelho (ALTO BRILHO )
6- 2 Led amarelo (ALTO BRILHO )
7- 6 Led verde (ALTO BRILHO )
8- Soquete para C.I. de 18 pinos s
4 Conclusão
O sensor de oxigênio ou sonda lambda tem suas utilizações bem limitadas, mas de grande importância. Com ela é possível aumentar a performance e rendimento dos veículos e também diminuir a emissão de gases poluentes.
O sensor de zircônio tem uma grande sensibilidade na região da combustão ideal, variando bruscamente sua curva. Já os sensores de titânio possuem uma curva proporcional a concentração de oxigênio, o que diminui sua sensibilidade na região de maior importância.
5 Referências
[1] Bosch, Sonda Lambda Bosch, 2001, [
www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/downloads/folheto_sondas_2001.pdf], acesso em março/2007.
[2] Alfatest, Sensores de Oxigênio, 2004, [http://www.alfatest.com.br/noticias/sensores.html], acesso em março/2007.
[3] F. H. Cordova, Faça um Hallmeter, 2006,
http://www.corsaclube.com.br/abre_materias.php?pagina=materias/faca_voce_mesmo/hallmeter, acesso em março/2007.
[4] CDTM Automotive, Sonda Lambda, 1997,
http://www.cdtm.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=46, acesso em março/2007.
MsoNormal?" style="line-height: 150%; text-align: center;">