L-GAGE LT3



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ALUNO: DEIVID DIAS
MATRÍCULA: GRR20050998
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA – TE149
PROFESSOR: EDUARDO PARENTE RIBEIRO, Dr.
SENSOR LASER DE MEDIÇÃO SÉRIE LT3 – BANNER ENGINEERING
1 Introdução
Os sensores tornaram-se vitais na indústria e os fabricantes estão mostrando uma tendência de integração de equipamentos controlados por computador. No passado, os operadores eram os cérebros de um equipamento e fonte de toda informação sobre a operação de um processo. O operador sabia se as peças estavam disponíveis, que peças estavam prontas, se eram boas ou más, se o trabalho feito com ferramentas estava aceitável, se o dispositivo elétrico estava ligado ou não, e assim por diante. O operador podia detectar problemas na operação vendo, ouvindo, sentindo (vibração, etc.) e cheirando problemas.
A indústria está usando agora computadores (em muitos casos PLCs) para controlar os movimentos e as seqüências das máquinas. Um PLC é muito mais rápido e mais preciso do que um operador nestas tarefas. Um PLC não pode ver, ouvir, ter sensações, ou cheirar os processos, mas pode usar sensores industriais para substituir estas capacidades. O PLC pode usar sensores simples para verificar se peças estão presentes ou ausentes, para medir peças, e mesmo para verificar se o produto está vazio ou cheio. O uso de sensores para monitorar processos é vital para o sucesso de uma manufatura e para assegurar a segurança do equipamento e do operador. De fato, os sensores executam tarefas simples mais eficientemente e mais precisamente do que pessoas. Os sensores são muito mais rápidos e cometem poucos erros. 1?
Desse modo, um sensor é um dispositivo tecnológico que detecta, ou sente, um sinal ou condição física e compostos químicos. É geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estimulo ou um sinal. Porém, os sensores artificiais são aqueles que respondem com sinal elétrico a um estimulo ou um sinal. Um transdutor por sua vez é um dispositivo que converte um tipo de energia em outra não necessariamente em um sinal elétrico. Muitas vezes um sensor é composto de um transdutor e uma parte que converte a energia resultante em um sinal elétrico. Podem ser de indicação direta (como um termômetro de mercúrio ou um medidor elétrico) ou em par com um indicador (algumas vezes indiretamente com um conversor de analógico para digital, um computador e um display) de modo que o valor detectado se torne legível pelo homem. Além de outras aplicações, os sensores são largamente usados na medicina, indústria e robótica. 2?
2 Sensores óticos
Baseiam-se no princípio da emissão, da reflexão e da recepção de luz. Dividem-se em duas categorias:
- Os transmissivos (modo difuso, chaves óticas);
- E os reflexivos (modo reflexivo, direto no objeto ou tipo espelho prismático). 3?
3 Sensor Laser de distância LT3
3.1 Princípio de funcionamento
Medição de distância a laser pelo modo reflexivo, ou seja, o feixe laser que parte do sensor incide sobre uma superfície reflexiva, previamente determinada pelo usuário, retornando ao sensor. A distância percorrida pelo feixe é calculada pelo intervalo de tempo entre o feixe incidente e o feixe reflexivo.
3.2 Fabricante
Banner Engineering. Fundada em 1966, no início como uma eletrônica normal que criava painéis de controle para edifícios e empresas. Seis anos depois, a Banner se tornou uma empresa especializada em sensores fotoelétricos. Hoje a Banner é a maior companhia de sensores, com a maior linha de produtos e soluções nos Estados Unidos. A Banner é um empreendimento global de classe mundial em fabricação, vendas, distribuição e suporte em todos os principais países do mundo. 4?
9714 Tenth Avenue North • Minneapolis, Minnesota 55441 • (763) 544-3164
4291 Sl 06 Av. Senador Salgado Filho Bairro Uberaba, Curitiba – PR 41-32846660
3.3 Características
Fig. 1 – Sensor de distância 1?
• O Sensor Laser de Distância LT3 utiliza tecnologia “time-of-flight” (tempo de vôo).
• Fornece precisão e alcances excepcionais com desempenho preciso.
• Alcance de 0,5 a 50 m com alvo reflexivo fornecido.
• Um milhão de pulsos por segundos.
• Detecção confiável de alvos em ângulo.
• Saídas analógica (4 a 20 mA ou 0 a 10 V) e digital ou modelos com saídas duplas digitais, selecionável PNP/NPN.
• Limites de janela programáveis independentemente.
• Erro máximo de 1%.
• Duração do laser de aproximadamente 75000h.
• Laser vermelho 658nm, com potência de 0,5W e diâmetro de 6mm.
• Alimentação de 12 a 24Vdc – 108mA máx.
• Protegido contra polaridades reversas, tensões transientes e condições de curto circuito.
• Retardo de acionamento de 1s.
• Saída digital com chave de estado sólido ou analógica de 0 a 10Vdc ou 4 a 20mA.
• Efeito da temperatura <3mm/ ˚C.
• Condições de temperatura: 0 a 50˚C com umidade relativa de 90 a 50% sem condensação.

NOTA: Aguardar 30min para aquecimento antes de programar ou operar.

3.4 Tabelas comparativas

Fig.2 – Tabelas comparativas 4?

3.5 Dimensões







Fig.3 - Dimensões 4?

3.6 Aplicações

Fig. 4 – Aplicações em medidas de largura, altura e de garra, respectivamente 5?

4 Conclusão

Dentre os vários modelos de sensores de distância presentes no mercado, o mais utilizado são os da série LT3 da Banner Engeneering. Isso se deve a confiabilidade e qualidade dos produtos oferecidos. Os sensores LT3 apresentam a maior precisão em suas medições quando comparados com produtos de outras empresas. Um fator negativo a se levar em conta é seu preço, relativamente alto em relação aos concorrentes, mas devido sua durabilidade, o custo-benefício ainda é compensador.

5 Referências

http://www.engprod.ufjf.br/epd_automacao/EPD030_Sensores.pdf 1?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensor 2?

http://www.bannerengineering.com 3?

http://www.sensorpar.com.br 4?

6 Link Apresentação

Sensores.ppt