MTK-01

1


Departamento de Engenharia Elétrica

Disciplina: Instrumentação Eletrônica - TE149
Professor: Eduardo Parente Ribeiro
Trabalho sobre Sensor

Sensor de Temperatura MTK-01
Minipa

Lincon P. Alessi

Introdução

Um sensor é geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estímulo ou um sinal. Porém, os sensores artificiais são aqueles que respondem com sinal elétrico a um estímulo ou um sinal. Um transdutor por sua vez é um dispositivo que converte um tipo de energia em outra não necessariamente em um sinal elétrico. Muitas vezes um sensor é composto de um transdutor e uma parte que converte a energia resultante em um sinal elétrico. Podem ser de indicação direta (como um termômetro de mercúrio ou um medidor elétrico) ou em par com um indicador (algumas vezes indiretamente com um conversor de analógico para digital, um computador e um display) de modo que o valor detectado se torne legível pelo homem. Além de outras aplicações, os sensores são largamente usados na medicina, indústria e robótica.

Empresa

A Minipa foi fundada no Brasil, pelo Sr. Lee Suck Park no dia 30 de junho de 1980, iniciando suas atividades com a fabricação de Mini Painéis. Com mais de 25 anos fornecendo soluções em Instrumentos de Medição, expandiu suas atividades, inaugurando uma fábrica em Shangai, na China, e agora está ganhando o seu espaço no mercado internacional, sendo hoje, conhecida em países como Japão, EUA, Índia, Coréia do Sul, Austrália, Europa, etc... Com a colaboração de mais de 300 distribuidores espalhados em todo território nacional, a Minipa marca uma forte presença na área industrial estando presente nas maiores empresas do Brasil. A Minipa é pioneira na fabricação de osciloscópios no Brasil, líder de mercado no fornecimento de Multímetros e Alicates Amperímetros, contando hoje com mais de 100 produtos. Com a experiência e confiança conquistada, a Minipa diversificou suas atividades atuando em todas as áreas, nos segmentos de Ensino, Telecomunicações, Industrial, Hospitalar, entre outros.

Como Funciona

O efeito Seebeck é a produção de uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre duas junções de condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando elas estão a diferentes temperaturas (força eletromotriz térmica).

É o reverso do efeito Peltier que é a produção de um gradiente de temperatura em duas junções de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma diferença de potencial (tensão elétrica) em um circuito fechado (conseqüêntemente, percorrido por uma corrente elétrica).

Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termelétrico.

O efeito Seebeck é devido a dois fenômenos: difusão de portadores de carga e arrastamento fonon.

Fig.1

O Sensor

O sensor MTK01 escolhido é um termistor do tipo K.O termopar tipo K é um termopar de uso genérico. Tem um baixo custo, cerca de R$12,00. Cobrem temperaturas entre os -40°C ~ 204°C , tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41µV/Grau_Celsius?" target="_blank"> °C .

Fig.2

ESPECIFICAÇÕES DO SENSOR

Tipo: K (Junção Chromel - Alumel).

Precisão: ± 0.75%Leit. ou ±2.2°C.

Faixa de Medida: -40°C ~ 204°C (-40°F ~ 400°F).

f.e.m. produzida: -6,458 mV a 48,838 mV

Comprimento do Cabo: Aprox. 1170mm.

Fig.3

Aplicações

Em multímetros ou amperímetros, para medidas de temperaturas em ambientes líquidos, sólidos ou gasosos.

Pode ser utilizado em atmosferas inertes e oxidantes. Pela sua alta resistência à oxidação é utilizado em temperaturas superiores a 200°C, e ocasionalmente em temperaturas abaixo de 0°C. Não deve ser utilizado em atmosferas redutoras e sulfurosas. Em altas temperaturas e em atmosferas pobres de oxigênio ocorre uma difusão do cromo, provocando grandes desvios da curva de resposta do termopar.

Fig.4

Conclusões?

Esse sensor de temperatura tem alta resolução e exatidão.

Estes sensores possuem grande durabilidade.

Rápido na resposta é uma vantagem.

Possui baixo custo.

Referências

http://www.termopares.com.br/termopares_tipo_k/index.asp

http://www.minipa.com.br/produtos/DetailsProduct?.aspx?id=95

http://www.minipa.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_seebeck

Tipo_K_?.28Cromel_.2F_Alumel?.29">http://pt.wikipedia.org/wiki/Termopar#Tipo_K_?.28Cromel_.2F_Alumel?.29

Apresentação