Universidade Federal do Paraná
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina TE149 - Instrumentação Eletrônica
Prof. Eduardo Parente Ribeiro
Trabalho sobre Sensor
Juliana Padilha Leitzke
Tubo de Pitot
Goodrich: 0851HL
1 INTRODUÇÃO
O tubo de Pitot é um medidor de velocidade que tem suma importância para a aviação, seu funcionamento básico se trata da comparação de pressão dinâmica com a estática para obter a velocidade. Uma vez que em níveis de vôo mais altos ele estará submetido a situações meteorológicas extremas, como temperatura de -60oC a 35000 pés por exemplo, ele precisa ser mantido aquecido, já que a formação de gelo ao seu redor influencia no seu funcionamento.
Figura 1: Airbus
2 ESPECIFICAÇÕES
Figura 2: Especificações do Fabricante
3 APLICAÇÕES
Algumas aeronaves da Airbus, principalmente os modelos A330 e A340 começaram a apresentar um mau funcionamento em seus tubos de Pitot da Thales modelo AA, foi necessário a substituição pelos modelos Thales BA, que também não se mostraram de grande qualidade. Atualmente a Airbus emitiu a ordem para trocar os tubos de Pitot de seus A330 e A340 pelo modelo da Goodrich 0851HL.
Figura 3: Tubo de Pitot
4 CONCLUSÃO
Sabemos que acidentes podem ser causados pelo mau funcionamento do tubo de Pitot em uma aeronave, por isso é um sensor muito significativo para a aviação, sendo esse um modelo dos mais atuais no mercado.
5 BIBLIOGRAFIA
1. Air France 447 - http://corporate.airfrance.com/en/news/af-447/pitot-probes/index.html - Acessado em 13 de outubro de 2009.
2. Airbus - http://www.airbus.com - Acessado em 13 de outubro de 2009.
3. Goodrich - http://www.goodrich.com – Acessado em 13 de outubro de 2009.
4. Thales - http://www.thalesgroup.com - Acessado em 13 de outubro de 2009.