UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Departamento de Engenharia Elétrica
Instrumentação Eletrônica - TE149
Professor: Eduardo Parente Ribeiro
Aluna: Danusa Dembiski
Trabalho sobre o sensor
G10P-120
1 INTRODUÇÃO
GND Eletrônica Ltda ME é uma empresa Brasileira, sediada em São Paulo, que tem como principal atividade, a fabricação de sensores eletrônicos. A missão da empresa está embasada na iniciativa de criar soluções que possam garantir e proporcionar mais qualidade, segurança e conforto à vida das pessoas.
Os Sensores de presença são os equipamentos eletrônicos mais produzidos pela GND Eletrônica, pois são indispensáveis nas residências, condomínios e indústrias que usam tecnologia inteligente para economizar energia.
1? - Sensor G10P - 120" title="Figura 1? - Sensor G10P - 120" />
Figura 1 - Sensor de Presença G10P-120
O Sensor de Presença modelo G10P-120, que é do tipo infravermelho passivo, tem como função detectar movimentos de fontes de calor, tal como pessoas ou automóveis, e assim acionar uma carga que será desligada depois de um período de tempo ajustável, após o último movimento. Possui sensibilidade ajustável, garantindo um perfeito desempenho em diversos tipos de ambiente. Funciona em ambientes claros e escuros ou somente no escuro, garantindo uma maior economia e conforto.
O princípio de funcionamento é baseado em um sensor infravermelho passivo, utilizando o método de passagem nos feixes de detecção para identificar a fonte de calor em movimento, devendo ser “atravessada” à borda invisível entre os feixes, fenômeno este que cria a diferença de temperatura detectada pelo sensor.
Esses feixes são radiais e formam ângulos sólidos com seu centro no sensor infravermelho, desta forma, quanto maior a distância entre a fonte de calor a ser detectada e o sensor maior será o deslocamento necessário para que haja a detecção.
Essa fonte de calor deve estar a pelo menos 3°C de diferença em relação a temperatura do ambiente. Quanto menor esta diferença de temperatura mais débil será a detecção do produto devido a dificuldade para o sensor distinguir uma massa de calor em movimento, afetando negativamente seu alcance.
Deslocamentos frontais, ou seja, paralelos aos feixes, implicam numa diminuição drástica no alcance do produto devido a não interceptação dos feixes de detecção. Assim, é indicada a instalação do produto de forma que a(s) fonte(s) de calor a ser detectada esteja a uma temperatura de mais de 3°C em relação a ambiente e cruze os feixes de detecção tangencialmente para que o máximo desempenho do sensor de presença seja atingido.
2? - Esquema de feixes do sensor" title="Figura 2? - Esquema de feixes do sensor" />Figura 2 - Esquema de feixes do sensor
Neste sensor existe uma substância que se polariza na presença de radiação infravermelha, gerando assim uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeitos de controle. O elemento sensitivo nestes tipos de sensores é do tipo pirotérmico integrado. Deste modo, o calor no corpo de uma pessoa é suficiente para produzir uma emissão infravermelha detectável por este tipo de sensor.
2 ESPECIFICAÇÕES
ü Modelo: G10P-120° - 3 fios – Parede c/ fotocélula.
ü Tipo: Infravermelho passivo.
ü Tempo : 15 seg. à 8 Min. (ajustável).
ü Sensibilidade: Ajustável, pode ser utilizado no máximo ou mínimo através de jumper. Quando estiver no máximo, o sensor terá uma maior amplitude do alcance do sensor e o minimo terá menor amplitude de alcance do sensor.
ü Fusível: Interno, proteção de 6A.
ü Fotocélula: Sim, pode ser ativada ou desativada através de jumper. Quando ativada, o sensor só aciona a carga quando a iluminação ambiente é baixa.
ü Tensão de trabalho: 100Vac à 240Vac (Automático).
ü Potência: até 1000W / 127V ou 1500W / 220V. (resistivo).
ü Aplicação: Parede, para qualquer tipo de lâmpada.
ü Alcance: Até 6m.
ü Angulo de Cobertura: 120°
ü Altura de instalação: 2,4m
ü Garantia: 1 ano contra defeitos de fabricação.
ü Proporciona até 60% de economia de energia.
Levando-se em consideração o fator “tempo”, pode-se dizer que a economia alcançada é diretamente proporcional ao que conseguimos deixar a iluminação apagada. No caso de uma lâmpada que ficaria acesa por 10 horas durante um dia sem o sensor de presença, com este instalado, supondo que fique ligada somente por 4 horas, então a economia de energia seria de 60%. Considerando uma lâmpada de 100W e o custo de kWh = R$ 0,35, durante um mês a economia em dinheiro é de R$ 6,30 para cada lâmpada.
Alguns ajustes do sensor, de acordo com o ambiente, são mostrados na Figura a seguir:
3? - Ajustes" title="Figura 3? - Ajustes" />
Figura 3 - Ajustes
O esquema de ligação para este tipo de sensor é apresentado abaixo:
4? - Esquema Elétrico" title="Figura 4? - Esquema Elétrico" />
Figura 4 - Esquema Elétrico
3 APLICAÇÕES
Além do uso habitual como acionador de lâmpadas quando há presença de pessoas ou objetos passando pela área de cobertura do sensor, há também o uso para controle e monitoramento, ou seja, o sensor IVP (infravermelho passivo) também pode ser utilizado ligando-o a uma central de alarmes, que a qualquer movimento no ambiente emite um sinal sonoro, e alerta a presença de algum corpo estranho em movimento naquele ambiente.
4 CONCLUSÃO
A economia da energia elétrica utilizando sistemas de iluminação gerenciados por sensores de presença é uma economia significativa, pois as lâmpadas permanecem apagadas a maior parte do tempo, sendo ligadas somente quando fontes de calor em movimento cruzam sua área de cobertura.
Os sensores de presença atualmente são de extrema importância para uma conscientização sobre o consumo de energia, além de sua extrema utilidade. Com isso, a empresa GND Eletrônica emprega seus esforços no desenvolvimento de outros sensores ainda mais eficientes que o G10P-120, com áreas de cobertura ainda maiores.
Hoje pode-se contar com esta tecnologia não somente para realização de trabalhos de monitoramento, medições, e sim em atividades que trazem conforto e praticidade, além da economia de energia.
REFERÊNCIAS
. 1, 2, 3, 4 - GND Eletrônica, Especificações do sensor de presença G10P-120, http://www.gnd.com.br/prod_g10p120.php , acesso em out/2009.
. Thiago dos Santos Façanha, Rede de Sensores sem fio, Monografia, 2007, http://www2.eletronica.org/apostilas-e-ebooks/teses/rssf-uma-abordagem-para-deteccao-e-falha-em-sistemas-eletricos/rssf_uma-abordagem-para-deteccao-de-falha-em-sistemas-eletricos.pdf, acesso em: out/2009.