Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
Biografia

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl nasceu em Curitiba e graduou-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrotécnica, em 1980. No mesmo ano ingressou na COPEL - Companhia Paranaense de Energia e a partir de 1982 também iniciou atividades docentes na Universidade Federal do Paraná em Curitiba. Concluiu Mestrado em 1987 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPE) na área de Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais. A partir de 1989 desligou-se da COPEL e passou atuar na UFPR em regime de Dedicação Exclusiva. Em 1996 concluiu Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP).

 

Possui diversas publicações na área de Eletrônica de Potência, com especial atenção a conversores AC-DC (retificadores) de alta potência e sua influência no sistema elétrico. Tem interesse também na área de Simulação de Circuitos Eletrônicos, Automação Industrial e Eficiência da Energia Elétrica. Apresentou diversos trabalhos sobre Correção do Fator de Potência em Equipamentos Eletrônicos em congressos brasileiros e internacionais e é detentor de Patente registrada no INPI de um novo retificador trifásico com elevado Fator de Potência. Como membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, Presidiu o Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (COBEP) de 1999. No IEEE, tem trabalhos publicados nas revistas Transactions on Electrical Insulation (em co-autoria com o Dr. Claude De Toureill - IREQ - Hydro-Québec) e Transactions on Industry Application (em co-autoria com o Professor Dr. Ivo Barbi - INEP - UFSC).

 

Na administração do Ensino Superior, na UFPR ocupou os cargos de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (1997 a 2001), em seguida foi Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (2001 a 2005) e novamente Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR (2009 - 2011). É Avaliador de Cursos e Avaliador Institucional cadastrado no MEC, com um histórico de diversas avaliações realizadas no Brasil. É também avaliador da acreditação de cursos de Engenharia para o MERCOSUL (sistema ARCOSUR), tendo atuado como avaliador internacional na Bolívia, no Paraguai e na Colômbia.

 

Em 2005, juntamente com o Professor Dr. Aloísio Leoni Schmid e o Engenheiro Eletricista Fernando Augusto Lopes Corrêa, foi o ganhador do Prêmio GE de Iluminação (Prêmio Geniuz), categoria Profissional.

 

No campo das relações internacionais, foi Coordenador local de Projetos CAPES BRAFITEC que reuniram no Brasil a UFPR, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e, na França, a Universitè d´Órleans, a Université Grenoble-Alpes, a Université de Marseille e a Université Clermont Auvergne.

 

Atualmente é o Coordenador pela UFPR do Acordo de Cooperação existente entre a UFPR e a Technische Hochschule Ingolstadt (THI) na Alemanha. A interação entre a UFPR e a THI existe desde 2011 e, ao longo destes anos, propiciou centenas de oportunidades de Mobilidade Acadêmica de estudantes e professores das duas instituições e diversos projetos de pesquisa, Inclusive com programas de Duplo-Diploma. Atualmente coordena na UFPR um projeto em parceria com a THi na área de Sustentabilidade, denominado sustainED: Education Network for Sustainable Futures. Este projeto está sendo apoiado pela Agência Alemã DAAD no Edital SDG-Partnerschaften (2024-2027) e tem como objetivo estabelecer parcerias na área de Sustentabilidade, além de desenvolver qualificações modulares e disciplinas de treinamento focadas em sustentabilidade aplicada às engenharias. O projeto promove o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre o Brasil e a Alemanha, buscando integrar o conhecimento sobre sustentabilidade em todos os níveis do ensino, pesquisa e gestão universitária. Essa iniciativa visa contribuir para a transformação necessária em direção a um desenvolvimento global mais sustentável, um tema cada vez mais relevante para as futuras gerações de engenheiros e profissionais da área.

Clique Aqui para voltar à página de Ewaldo L. M. Mehl na UFPR