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Reforma Curricular 2019

As Resoluções para o currículo novo se encontram disponíveis na página do curso em http://www.eletrica.ufpr.br/p/graduacao:curriculo

A reforma do currículo traz muitos benefícios, principalmente: (1) compatibilidade de disciplinas entre os cursos diurno e noturno, (2) disciplinas de laboratório específicas (3) reestruturação do ciclo de formação específica (4) atendimento das exigências do CREAPR para atribuições nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações para todos os egressos (5) ampliação do tempo de realização do TCC de 1 semestre para um ano (6) redução da carga de estágio obrigatório de 585h para 360h, entre outras (ex. Física Experimental II foi retirada).

O colegiado do curso planejou uma estratégia de adaptação ao novo currículo de forma a minimizar os impactos para os estudantes e professores. A estratégia tem como base duas hipóteses:

- Recomenda-se fortemente que os estudantes que estejam no ciclo básico convertam para o novo currículo (o ciclo básico compreende do 1o ao 6o período do curso diurno e do 1o ao 8o período do curso noturno). Praticamente todas as disciplinas do ciclo básico tem uma equivalente no novo currículo. - Recomenda-se fortemente que os estudantes que estejam no ciclo de formação específica permaneçam no currículo antigo (7o ao 10o período do diurno e 9o ao 12o período do noturno).

A sequência de ações da coordenação e departamento será a seguinte:

  1. Os horários para o primeiro semestre de 2019 serão montados com as novas disciplinas para todos os períodos.
  2. Assim que as novas disciplinas estiverem criadas o currículo antigo será modificado para:
    1. Oferecer compatibilidade entre disciplinas do ciclo básico do currículo antigo e novo.
    2. Incluir como optativas do currículo antigo as novas disciplinas obrigatórias das ênfases do currículo novo.
    3. Incluir como optativas do currículo antigo as disciplinas optativas do currículo novo.

Atenção: A reformulação do currículo antigo foi realizada para possibilitar a compatibilidade com o currículo novo e podem ser encontradas na página do curso em:

A ação 1 procura resolver os problemas decorrentes da implementação gradual, que levaria a duplicação da oferta de disciplinas em certos semestres e a ausência de oferta de certas disciplinas em outros semestres (ocorreria no caso de troca de semestre de oferta) - o principal problema seria com formandos, que não teriam como cursar disciplinas por falta de oferta, atrasando a colação de grau em alguns casos. As ações 2.1, 2.2 e 2.3 são importantes para garantir que os estudantes que estão no ciclo de formação específica possam cursar as disciplinas ofertadas sem prejuízo. No entanto, a alteração só pode ser realizada só após a efetivação das disciplinas do novo currículo.

Além destas ações também teremos a implementação de uma nova metodologia para alocação de horários para facilitar que os estudantes cursem dependências (ver Ata 175 do colegiado em http://www.eletrica.ufpr.br/p/_media/graduacao:ata175.pdf). Esta medida fará com que os slots de aula sejam os mesmos para todos os períodos (ex. uma dependência irá resultar em apenas uma disciplina coincidente nos períodos subsequentes).

Pedroso.

– Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica
Universidade Federal do Paraná
https://www.eletrica.ufpr.br/p/graduacao:inicial
Email: Engenharia Elétrica engeletrica@ufpr.br

graduacao/reforma2019.1558382298.txt.gz · Última modificação: 2019/05/20 16:58 (edição externa)
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