Notícias

Projeto do Departamento de Engenharia Elétrica foi destaque no Portal da UFPR

Com o objetivo de monitorar o trajeto de ciclistas para proporcionar mais segurança, professor e estudantes do Projeto de Extensão Ciência para Todos desenvolveram soluções inovadoras a partir de dispositivos Internet of Things. Os dispositivos criados monitoram a distância de ultrapassagem de veículos e a presença de obstáculos próximo à bicicletas ou patinetes. Os dados são registrados pelo Aplicativo Smart Mobility e armazenado no servidor.

A matéria completa feita pela equipe de jornalismo da UFPR você confere aqui: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/professor-e-estudantes-de-graduacao-desenvolvem-equipamento-que-mapeia-riscos-nas-rotas-de-ciclistas/



Desde 2016, o Projeto de Extensão Ciência para Todos, vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica, teve a participação de 115 alunos de graduação e 10 alunos de pós-graduação. O Ciência para Todos possui três frentes de trabalho: i) Visitas de estudantes e professores de escolas públicas ao projeto, ii) Divulgação científica em plataforma transmídia para popularização do conhecimento, e iii) Iniciativa Startup Experience.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A partir de uma plataforma de divulgação no conceito transmídia, ou seja, através de múltiplas plataformas de mídia, o projeto apresenta para a sociedade os resultados das atividades desenvolvidas pelos alunos de graduação. Nas publicações, os assuntos científicos são apresentados de forma simples e descontraída, trabalhando conceitos de difícil compreensão com naturalidade e fazendo correlações com o cotidiano. O alcance das publicações foram 196 mil visitantes únicos em 2017 e 217 mil em 2018. Além disso o projeto desenvolve e publica Recursos Educacionais Abertos (REA) no repositório da UFPR. Além disso, as atividades de divulgação científica e produção de REA são integradas à disciplinas ministradas no DELT proporcionando aos participantes a oportunidade de aprimoramento ou desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e publicação do material produzido.

VISITAS DE ESCOLAS: O projeto recebe alunos e professores de escolas públicas para uma visita ao Campus do Centro Politécnico da UFPR. Os visitantes têm a oportunidade de visitar e interagir com alunos e professores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável, conhecendo de perto as pesquisas nas áreas de biotecnologia, engenharia, meio ambiente e energia renovável. As apresentações, palestras e demonstrações realizadas pelos alunos de graduação do projeto atenderam 500 visitantes em 2017 e 400 visitantes em 2018, permitindo o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral.

METODOLOGIA STARTUP EXPERIENCE: Todos os alunos de graduação participantes do projeto integram a Iniciativa Startup Experience, na qual os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos, Artes Visuais, Ciência da Computação e Química trabalham em um ambiente de coworking no desenvolvimento de soluções baseadas em dispositivos IoT para problemas relevantes da sociedade nas áreas de: engenharia biomédica, mobilidade urbana, poluição ambiental, ensino, tratamento de efluentes/emissões, Smart Cities e Agrobusiness. Os alunos são capacitados semanalmente através de treinamento em metodologias ágeis, KANBAN, 5W2H, PDCA, Ishikawa e gestão de projetos. A frequência de todos os membros do projeto é controlada pela utilização do Smart Schedule, dispositivo IoT criado pelos alunos. A efetividade do trabalho pode ser verificada pelas publicações de trabalhos: 6 artigos completos e 43 resumos em anais de evento. Além disso, o projeto registra o desenvolvimento de 15 TCCs, 15 orientações de ICs e 105 orientações em extensão, supervisão ou orientação de estágio.

Você pode acompanhar e apoiar o projeto ao curtir e compartilhar o conteúdo produzido na plataforma transmídia do projeto, começando por aqui: www.fb.com/cienciaufpr


 

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO - Matéria Específica ELETRÔNICA e PROGRAMAÇÃO

Área de Conhecimento: Engenharia Elétrica Matéria Específica: ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO

Período de inscrições: 13 à 24/05/2019

… 3– DAS INSCRIÇÕES 3.1 – Os candidatos deverão apresentar requerimento de inscrição disponível no site da PROGEPE ou na Secretaria do Departamento, cópia do documento de identidade, da titulação, do “curriculum vitae” acompanhado dos respectivos comprovantes e do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). A titulação exigida no presente Edital, quando obtida no exterior, deverá estar revalidada, de acordo com a legislação brasileira. A guia de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser obtida na internet no endereço www.progepe.ufpr.br ou na Secretaria do Departamento no qual serão realizadas as inscrições. As taxas só poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil e não serão devolvidas em caso algum.

O edital completo da PROGEPE encontra-se em: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital183-19.pdf

PROGRAMA: a) Linguagem de programação C e C++; b) Programação Orientada a Objeto; c) Arquitetura de Processadores; d) Microcontroladores; e) Processadores Digitais de Sinais.

BIBLIOGRAFIA: a) DEITEL, H. M.; DEITAL, P. J. C++ Como Programar. Porto Alegre: Bookman, 2001; b) JAMSA, Kris; KLANDER, Lars. Programando em C/C++. São Paulo: Makron Books, 1999; c) CRISP, J. Introduction to Microprocessors and Microcontrollers, Ed. Newnes (Elsevier), 2nd Ed.,2004. ISBN 0750659890; d) N Senthil Kumar, Microprocessors and Microcontrollers, Oxford University Press, 2011, ISBN-10: 0198066473; e) BARRETT, S. Microcontrollers Fundamentals for Engineers and Scientists, Morgan & Claypool Publishers, 2006, ISBN-10: 1598290584.

Editais:

 

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

Área: Engenharia de Segurança no Trabalho.

Período de inscrições: 07 à 13/05/2019

… 3– DAS INSCRIÇÕES 3.1 – Os candidatos deverão apresentar requerimento de inscrição disponível no site da PROGEPE ou na Secretaria do Departamento, cópia do documento de identidade, da titulação, do “curriculum vitae” acompanhado dos respectivos comprovantes e do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). A titulação exigida no presente Edital, quando obtida no exterior, deverá estar revalidada, de acordo com a legislação brasileira. A guia de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser obtida na internet no endereço www.progepe.ufpr.br ou na Secretaria do Departamento no qual serão realizadas as inscrições. As taxas só poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil e não serão devolvidas em caso algum.

O edital completo da PROGEPE encontra-se em: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital180-19.pdf

Editais:

* Edital de homologação das inscrições

* Edital No. 1 da Comissão Julgadora - Edital 180/2019 PROGEPE

* Edital No. 2 da Comissão Julgadora - Edital 180/2019 PROGEPE

PROGRAMA:

a) Engenharia de Segurança no Trabalho: aspectos legais; b) Mapa de riscos; c) Normas regulamentadoras da CLT relativas à segurança e medicina do trabalho; d) Medidas de proteção coletiva, proteção de máquina e risco de choque elétrico; e) Equipamentos de segurança; f) Proteção e combate a incêndios; g) Responsabilidade civil e criminal dos acidentes do trabalho.

BIBLIOGRAFIA:

a) BRASIL. Segurança e medicina do trabalho. 49. ed. São Paulo: [s.n.], Atlas, 2001. 690p., il. (Manuais de Legislaçao Atlas). Inclui índice. ISBN 8522429731; b) BENSOUSSAN, Eddy; ALBIERI, Sergio. Manual de higiene, segurança e medicina do trabalho. São Paulo; Rio de Janeiro: Atheneu, c1997. 206p., il. ISBN 8573790148 (broch.); c) GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, 2006. 1456 p., il. Bibliografia: p. [1453]-1456. ISBN 8536108134 (broch.); d) RACHADEL, Jayme Passos; Catai, Rodrigo. Modelo de sistema de gestão de segurança e saúde em serviços com eletricidade em canteiros de obras de edificações. 2013. 125f. Dissertação (mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa: Curitiba, 29/08/2013; e) Oliveira, Aloíxio Monteiro. Curso Básico de Segurança em Eletricidade. 2007. Edição do Autor; f) Pereira, Joaquim Gomes; Souza, João José Barrico. Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR-10. NR10 Comentada. 2010. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. São Paulo/SP.

 

ALUNOS DA ENGENHARIA ELÉTRICA REPRESENTAM A UFPR EM BOSTON

Uma startup desenvolvida por alunos de Engenharia Elétrica foi selecionada para a Brazil Conference at Harvard & MIT, conferência anual que promove o encontro de estudantes e representantes da diversidade no Brasil em Boston, ver o vídeo em https://youtu.be/dSgSgd7nL9Y?t=13 .

→ leia mais...

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0