Notícias

Alunos do Ciência para Todos participam do INNOVATION DAY

Alunos do Ciência para Todos, projeto de Extensão do Departamento de Engenharia Elétrica, foram convidados para participar do INNOVATION DAY organizado pela Votorantim (Curitiba). Os alunos selecionados vão participar de 6 times num desafio para prototipar soluções inovadoras para questões como: Onboarding, Gestão de Imobilizados e Previsão de Riscos. O evento de inovação com duração de 12 horas ocorre no dia 12/11/19.

 

Premiação equipe Eco Octano - UFPR

A equipe Eco Octano da UFPR conquistou o 2º lugar na categoria carro elétrico na quarta edição da Shell Eco-marathon Brasil realizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ. A equipe é formada por 28 alunos, estudantes da engenharia elétrica, engenharia mecânica, química e ambiental. O objetivo da competição é promover o debate sobre o futuro da energia e da mobilidade urbana, reunindo estudantes de todo o Brasil e da América Latina. São mais de 40 equipes concorrendo em três categorias diferentes: carro a gasolina, elétrico e a etanol.

Este ano, os alunos projetaram e construíram dois carros protótipos a gasolina e elétrico, batizados de Taurus e Áquila, respectivamente. Sendo ambos feitos de fibra de carbono, são extremamente leves com 56,5 kg e 38 kg cada, o que lhes garantiu um dos grandes diferenciais na competição.


O carro elétrico se demonstrou inovador tanto na aerodinâmica como no sistema tração-motor, obtendo a colocação com uma média de 213,6 km/kWh. Os veículos com o menor consumo vencem, sendo este o segundo título do time de estudantes, que já conquistou terceiro lugar na categoria a gasolina no ano anterior.



Maiores informações nos seguintes links:
http://facebook.com/octano.ufpr
@ecooctano

Contato: e-mail ecooctanoufpr@gmail.com

 

Alunos do projeto Ciência para Todos entre os 100 melhores projetos de Startup do Paraná

O Ciência para Todos, projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica, torna público o resultado da participação no Sinapse da Inovação Paraná de 2019. Organizado pela Fundação Certi, o Sinapse da Inovação consiste em um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em negócio de sucesso através de investimento com recursos financeiros e capacitações. A edição de 2019 teve apoio da Fundação Certi, Fundação Araucária, Celepar, Sebrae e Fiep.

No desafio deste ano 1881 ideias foram submetidas de diversas cidades do Estado do Paraná para apreciação da banca avaliadora até a data de 17/05. Após várias fases eliminatórias, 100 ideias inovadoras foram selecionadas para receber aporte de até R$ 40 mil. A lista definitiva foi publicada no dia 15/10. Entre as TOP 100 startups selecionadas, duas delas são de alunos da UFPR que trabalham no Ciência para Todos. Para a coordenação do projeto Ciência para Todos esse resultado foi recebido com uma enorme satisfação pois, além de validar a metodologia Iniciativa Startup Experience, coloca a UFPR em destaque e evidencia o protagonismo dos nossos alunos. Uma das bases do projeto de extensão Ciência para Todos consiste na capacitação de alunos de graduação e pós-graduação para a criação de iniciativas empreendedoras a partir de pesquisas universitárias aplicadas à resolução de reais e importantes problemas na sociedade. As duas iniciativas que foram selecionadas neste desafio são: ARME e o BIO+. Entenda um pouco sobre essas startups:

* ARME consiste no uso de Realidade Aumentada para o ensino da medicina. Sob a orientação do projeto, o aluno de graduação Thiago Verastegui (Medicina) contou com uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação para o desenvolvimento dos conceitos envolvidos na proposta. O Público-Alvo do serviço proposto pela ARME são universidades, escolas técnicas e ensino fundamental que, através da realidade aumentada, terão a disposição uma ferramenta para o ensino da anatomia e fisiologia. Vários estudos de mercado e entrevistas com potenciais clientes permitiram a modelagem do negócio e a elaboração de uma proposta vencedora.

* BIO+ trata-se de um dispositivo IoT para controle e monitoramento de cultivos de microalgas e outros sistemas biológicos. Thiago Nishimura (Eng. Químico e Mestrando) e uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Mecânica trabalharam para transformar resultados de pesquisas de pós-graduação, TCC e Iniciação Científica em um produto versátil e de interesse de diversos setores industriais. O profundo conhecimento do mercado e da tecnologia de cultivo de microalgas colocou a equipe em vantagem na apresentação da proposta que incluiu um plano de negócio bastante inovador.

Hoje, o projeto de extensão conta com 15 startups em desenvolvimento e envolvem o trabalho de alunos de TCC, estágio, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Disciplinas do Departamento de Engenharia Elétrica. Ao todo são 60 alunos diretamente ligados ao projeto de extensão que desenvolvem seus trabalhos nos espaços de HackLab e Coworking, bem como 46 alunos da Disciplina de Gerência de Projetos (TE930). O objetivo desta divulgação é instigar a curiosidade e convidá-los para conhecer a metodologia e infraestrutura do projeto. Agende uma visita diretamente pelo formulário no site do projeto www.bit.ly/cienciaufpr ou diretamente no email cptufpr@gmail.com.

 

Desafio Paraná Inovador 2019

Estão abertas as inscrições para o Desafio PR Inovador 2019. O evento organizado pelo Projeto de Extensão Ciência para Todos do Departamento de Engenharia Elétrica vai ocorrer no Palácio Iguaçu no dia 18/10/19 das 8h até as 20h.

Ao todo serão 15 times de 9 pessoas participando deste desafio no estilo Hackaton para propor soluções inovadoras para problemas sociais, econômicos, logístico, energéticos, rurais, urbanos, ambientais, entre outros.

Todos os times terão 1 capitão (aluno da pós-graduação), 4 tenentes (alunos de graduação e pós-graduação), 2 alunos do ensino médio, 1 professor de escola pública e um servidor público. O desafio vai utilizar infraestrutura gentilmente disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná na Hall da GGI do Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette s/n - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-909) - https://goo.gl/maps/S2oaG5pzqYPywkJN8

IMPORTANTE: Só preencha o formulário caso você tenha disponibilidade de participar em 100% do evento. A confirmação da inscrição será enviada aos participantes até o dia 17/10/19.

Formulário de Inscrição  https://forms.gle/wnUE4QMJsFHYjgjL8

DESAFIO PARANÁ INOVADOR 2019

Objetivo: O objetivo do evento é apresentar o ambiente de inovação e empreendedorismo através de uma atividade no estilo Hackaton no qual os participantes serão divididos em 15 equipes. Serão apresentadas demandas de desenvolvimento regional (rural e urbano) e as equipes precisarão IDEALIZAR uma ideia e apresentar no final no formato de PITCH. Haverá avaliação de uma banca composta por professores e especialistas em Inovação para definição do 1º, 2º e 3º lugar.

Metodologia:  Os participantes serão recebidos e organizados em times para participação de um desafio no estilo de Hackaton. Todas as instruções serão fornecidas no início do evento. Os participantes vão utilizar a infraestrutura disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná (mesas, computadores, papel, caneta, etc). O evento baseia-se em adaptação de Design Thinking de modo a fornecer uma ferramenta de aceleração de ideias para introduzir o público-alvo no ecossistema de inovação que envolvem as ações de Startups. A metodologia utilizada também baseia-se na Iniciativa Startup Experience desenvolvida pelo projeto de extensão Ciência para Todos e que já capacitou mais de 150 alunos de graduação e ensino médio desde agosto de 2016.

Programação: 8h00 - Recepção e formação dos times 9h00 - Introdução 9h40 - Apresentação dos Desafios Temáticos + Apresentação da Trilha 10h00 - Slo Storming: Focused Ideation 10h10 - Brainstorming do time + Scorecard adaptado 10h35 - Insights for solutions - Proposta de valor 11h00 - Validando sua ideia (5 min em cada grupo)12h00 - 13h - Intervalo 13h00 Ajustes pós rodada de validação 13h20 - Mentorias intergrupos 13h40 - Montagem dos Pitches 14h10 - Pitches finais 15h30 - Alinhamento final 17h00 - Apresentação dos Pitches (3 min por equipe) 18h30 - Divulgação da classificação19h00 - Apresentação final 19h30 - Rodada de networking 20h00 - Encerramento.

Outros detalhes: https://cienciaufpr.blogspot.com/2019/10/inscricao-para-o-desafio-parana.html

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0