UFPR · DELT · Contact
Programação básica

Segunda lista de exercícios
Utilize a linguagem C em todos os casos. Estes exercícios foram planejados para treinar questões de fundamentos de programação.
  1. Considere os métodos de criptografia de César e Cifras Polialfabéticas.
    1. Escreva um programa que criptografa uma string digitada pelo usuário utlizando o método d de cifras polialfabéticas. Os parâmetros da função devem ser um ponteiro para a string a ser criptografada, um ponteiro para o resultado e um ponteiro para chave de criptografia.
    2. O programa deve rodar em linha de comando, com três argumentos: método de criptografia, string a ser criptografada e fator de rotação/chave de criptografia.
  2. Considere um programa para implementar uma agenda telefônica.
    1. Parte 1. Utilize alocação estática de memória:
      1. Crie uma estrutura de dados para representar uma entrada na agenda, contendo nome, telefone e idade da pessoa.
      2. Desenvolva funções para incluir, excluir e pesquisar nomes. Os dados devem ser representados em um vetor.
      3. Desenvolva uma interface com o usuário. O usuário pode escolher as opções de: (1) abrir arquivo, (2) incluir entrada, (3) excluir entrada e (4) pesquisar entrada.
Os programas são baseados em código desenvolvido durante a aula (exercícios 6 e 7), disponíveis em http://www.eletrica.ufpr.br/pedroso/2015/TE091/Programas/c.

Voltar para página da TE091/2015