Sistemas de Energia

Esta área tem por objetivo gerar estudos e desenvolver novas técnicas e metodologias que auxiliem a operação e o planejamento de Sistemas de Energia (SE) considerando as constantes mudanças ditadas pela evolução em todas as etapas do processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A cadeia de processos envolvida em um SE tem por premissas: qualidade de suprimento e economicidade. Para atingir estes objetivos, na fase de planejamento da operação almeja-se o atendimento à demanda com confiabilidade, segurança dos equipamentos e instalação (restrições operacionais satisfeitas) e economicidade operativa. E, na operação do planejamento, busca-se viabilizar os objetivos da operação aliando minimização dos custos de expansão. O tratamento destas questões exige o uso de métodos e modelos computacionais sofisticados, cujos desenvolvimentos constituem objetos de pesquisa da Área de Sistemas de Energia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPR.

Linhas de Pesquisa

Sistemas de Potência

Esta linha de pesquisa aborda basicamente três objetivos principais:

  1. Desenvolvimento e aprimoramento de técnicas matemáticas para análise transitória e em regime permanente para operação de sistemas elétricos de potência (SEP). Nesta abordagem, estão incluídos estudos sobre fluxo de potência, fluxo de potência ótimo, despacho hidrotérmico, estimação de estados, transitórios eletromagnéticos, estabilidade eletromecânica, entre outros.
  2. Desenvolvimento de novas técnicas para modelagem e simulação de SEP na presença de controladores/conversores estáticos, fontes alternativas de energia e diversas tecnologias emergentes de controle e operação de sistemas elétricos.
  3. Aplicação de metaheurísticas para operação e planejamento de sistemas elétricos, tais como: previsão de carga, alocação de dispositivos de controle e desenvolvimento de sistemas inteligentes para auxiliar os operadores de sistemas elétricos e de smart grids (redes inteligentes) no desenvolvimento de suas atividades operativas. Estes objetivos convergem para um único que é desenvolver novos modelos matemáticos capazes de operar e planejar melhor o SEP considerando as constantes mudanças tecnológicas.


Docentes/Pesquisadores