Métodos de fabricação

    Devido à excelente resistência química e propriedades mecânicas, a própria pastilha de safira pode ser usada como um diafragma. Um apropriado design para o dafragma é gerado sobre a pastilha para criar a flexão desejada do diafragma e transferir o nível exato de força para a ponte de Wheatstone de silício.

    O diafragma pode ser fundido em epoxy ou soldado fortemente para montagem. Enquanto esse projeto oferece muitos benefícios como a alta resistência de isolamento e baixos custos de produção, ele também limita a capacidade de sobre pressão e provém baixos lucros de produção devido a natureza dos processos requeridos em métodos de fixação do diafragma.

    Esforços localizados causam, devido a união da periferia externa do diafragma com um metal de coeficiente de expansão térmica consideravelmente diferente, o surgimento de alta histerese térmica e deformação. A resistência dos substratos da safira fazem-no não adequado para as técnicas de processo desenvolvidos por microusinagem e somente métodos mecânicos utilizados. Por outro lado, um efeito das técnicas de remoção de materiais mecânicos(como ultrasom) é a criação de microrachaduras, o qual não somente causam alta histerese e não repetibilidade, mas também podem reduzir a vida útil do próprio transdutor. Essas microrachaduras  não podem ser prontamente identificadas durante a fabricação ou calibração,  podendo propagar-se com os ciclos térmicos e de pressão, destruindo o diafragma. A natureza dos métodos aglutinação usados com essa técnica limitam as pressões de ensaios e sobre pressão para uma e meia vezes e duas vezes a sua pressão de operação respectivamente, e exclui as aplicações dessa tecnologia de  pressões acima de 7500psi.

    Um método mais confiável da utilização do SOS envolve fundí-lo a um diafragma de titânio sob condições de temperatura e pressão no vácuo, promovendo assim um ambiente adequado para difusão molecular do titânio da safira, encerrando assim um sólido de estável ligação.

    Este processo tem como vantagens:

marcador2.gif (1000 bytes) Pressão de rompimento acima de quatro vezes a pressão de operação.

marcador2.gif (1000 bytes) Resistência corrosiva: compatibilidade com uma larga quantidade de químicas que podem atacar outras tecnologias de diafragma.

inset04.gif (1193 bytes)