Tecnologia de sensor de pressão sílicio sobre safira (SOS), considerada uma das mais promissoras tecnologias de sensor de força de pressão, tem recentemente se tornado uma das mais avaliadas no mercado. As características inerentes desta tecnologia fazem-no muito superior aos outros sensores existentes no mercado, mesmo existindo ainda algumas dificuldade a serem superadas no processo de manufatura e em certas aplicações.
Inicialmente a tecnologia SOS foi desenvolvida para uso militar e aplicações na aeronáutica, devido a alta temperatura e radiação suportadas pelos componentes eletrônicos e circuitos integrados (meados dos anos 60). Desde então várias organizações americanas e européias têm trabalhado no desenvolvimento da tecnologia SOS para os sensores de pressão e força, alguns com mais sucesso que os outros, e o resultado é que a tecnologia, hoje, é mais conhecida e mais comumente utilizada em aplicações comerciais.
Princípio de Transdução
O elemento sensor de força e pressão consiste em quatro piezoresistores aproximadamente iguais, sendo estes fundidos na superfície de um fino diafragma de silício.
Uma pressão ou força causa flexão do diafragma, induzindo um esforço tanto neste quanto aos resistores nele fundido. O valor dos resistores mudará dependendo da força aplicada à eles, sendo esta dependente da força aplicada ao diafragma.
Portanto, uma mudança na pressão é convertida em mudança na resistência, ou seja, o componente sensor converte uma grandeza mecânica em uma grandeza elétrica.