3. Aplicações

 

O Termistor KTY 10-6 pode ser usado da mesma maneira que a maioria dos sensores de temperatura convencionais, vale destacar:

Aplicações compatíveis no ar, gás e líquidos dentro da faixa de temperatura de -50°C à + 150°C.

Esse componente como outros da família KTY algumas vezes são soldados em pequenas películas de pequena espessura, de modo a ajudar na condução de calor, reduzindo a constante térmica de temperatura, quando se pretende monitorar temperaturas de ar que se movam vagarosamente.

Por outro lado uma pequena massa térmica poder ser acrescentada ao termistor para se obter respostas mais lentas, mesmo quando ocorrem variações de temperatura ambiente.

 

3.1 - Projeto Simples

Circuito de medida de temperatura:

A figura acima mostra um típico circuito de medida de temperatura para termistores KTY 10-X.

Com os resistores R1 , R2, o sensor formam um braços de uma ponte, o outro braço é composto pelo resistor R3, potenciômetro P1 e o resistor R4. os valores de R1 e R2 são escolhidos de tal forma a linearizar a característica do termistor sobre a faixa de temperatura de interesse.

Sobre esta faixa de temperatura a tensão de saída VO, será linearmente variável assumindo dois valores limites para uma dada tensão VB, respectivamente para os dois limites de temperatura.

Para calibrar o circuito, ajusta P1 para fixar VO para a tensão de saída do limite inferior ajusta-se P2 para fixar VO para a correspondente tensão superior de saída. Neste circuito o ajuste de P2 não tem efeito para o ajuste de P1.

Página Inicial Introdução Especificações Conclusão Referências Bibliográficas