O
Project Management
Institute - PMI, estabelecido em 1969 e com sua
sede nos arredores da Filadélfia, Pensilvânia, Estados
Unidos – foi fundado por cinco voluntários. Durante
aquele mesmo ano, o primeiro Simpósio e Seminário PMI
foi realizado em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos,
obtendo uma audiência de 83 pessoas.
O PMI é responsável pela publicação PMBOK - Project Management Body of Knowledge – Conjunto de Conhecimentos para Gerenciamento de Projeto.
O PMI oferece dois níveis de certificação:
- Certificado de Associado em Gerência de Projeto – Certified Associate in Project Management (CAPM) – Este certificado mostra que o profissional demonstrou uma base comum do conhecimento e dos termos no campo da gerência de projeto. Ele requer 1500 horas do trabalho em uma equipe de projeto ou 23 horas/aula em gerência de projeto.
-
Profissional da Gerência de Projeto – Project Management Professional (PMP®) – Este certificado demonstra que o profissional freqüentou um curso de especialização e possui experiência em Gerência de Projetos, concordando em aderir a um código da conduta profissional, e aprovação para avaliar e medir objetivamente o conhecimento da gerência de projeto. Além disso, um certificado PMP deve estar sempre atualizado com o risco de perda da certificação.
Atualmente o PMI possui mais que 250.000 membros e mais de 50.000 profissionais da gerência de projeto (PMPs) em 171 países.