Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

O Programa:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) é parte integrante dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados, nos níveis de Mestrado e Doutorado, capazes de desenvolver pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas seguintes áreas de conhecimento: Sistemas de Energia, Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações.

Os cursos de Mestrado e Doutorado são projetados tanto para alunos em tempo integral (com possibilidade de bolsas CAPES, CNPq, Fundação Araucária, Projetos de P&D), como para profissionais que atuam no mercado de trabalho, que buscam aperfeiçoar o seu conhecimento nas áreas de concentração oferecidas pelo PPGEE.

O processo seletivo para o curso de Mestrado ocorre semestralmente. Os editais são publicados nos meses de maio e outubro e o ingresso dos candidatos se dá respectivamente no 1º e no 2º semestre do ano. O processo seletivo para o curso de Doutorado ocorre na forma de fluxo contínuo, com edital específico publicado anualmente. Maiores informações em “Admissão”.

O corpo docente do PPGEE/UFPR é formado por 22 docentes, 5 dos quais bolsistas de Produtividade em Pesquisa e 1 bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Os totais de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas até julho de 2021 são:

324 Dissertações de Mestrado

22 Teses de Doutorado

Os professores do PPGEE/UFPR mantêm intercâmbio científico com vários grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. Destaca-se o convênio de dupla-diplomação em mestrado com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), da Alemanha. Maiores informações em “Dupla Diplomação”.

A pesquisa desenvolvida pelos docentes e discentes do PPGEE é frequentemente divulgada em revistas científicas e conferências nacionais e internacionais, inclusive com prêmios de melhores artigos científicos apresentados em eventos.

O PPGEE/UFPR está classificado com conceito 4 segundo a avaliação quadrienal da CAPES.

Notícias:

Processo seletivo para Mestrado em Engenharia Elétrica - Ingresso em março de 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), para ingresso em março de 2022.

Serão ofertadas 43 vagas distribuídas por professor orientador do corpo docente do PPGEE. O Edital e a ficha de inscrição do processo seletivo estão disponíveis em: Admissão.

O processo de seleção será constituído de duas etapas: análise de curriculum vitae e histórico escolar e entrevista e defesa do currículo. Bolsas de estudos serão atribuídas através de processo seletivo específico destinado aos candidatos selecionados que demonstrarem interesse nas mesmas, por comissão e Edital próprios para este fim.

→ leia mais...

 

Ferramentas da página