Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Sistemas Eletrônicos

Esta área abrange o estudo de sistemas eletrônicos e a sua aplicação nas áreas de sistemas de comunicação e sistemas de controle e automação. São abordados temas que abrangem desde os fundamentos físicos dos dispositivos eletrônicos até aplicações complexas nos campos da automação, instrumentação eletrônica e telecomunicações. Preocupa-se nesta área em apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento de circuitos e sistemas eletrônicos analógicos e de radiofrequência, para problemas relevantes dentro do campo dos sistemas de controle realimentados e da identificação de sistemas dinâmicos. São objeto de pesquisa também o processamento e análise de sinais de áudio, vídeo e imagens.

Linhas de Pesquisa

Circuitos e Instrumentação Eletrônica

Esta linha de pesquisa é voltada ao estudo da ampla gama de sistemas eletrônicos, bem como suas áreas de intersecção com sistemas de comunicação. Busca-se compreender desde os fundamentos físicos dos dispositivos eletrônicos na escala da micro e da nanoeletrônica até a aplicação em sistemas complexos. A área de nanoeletrônica preocupa-se com o estudo dos fundamentos físicos do transporte de portadores de carga em escala nanométrica, bem como suas aplicações em dispositivos para spintrônica e conversão fotovoltaica. A subárea de projeto de circuitos integrados (CIs) é focada no desenvolvimento de circuitos e sistemas eletrônicos com baixo consumo de potência nos segmentos da eletrônica analógica e de radiofrequência (RF). A subárea de instrumentos de medida e sensores é voltada ao estudo e desenvolvimento de novas tecnologias de sensoriamento de sinais de natureza diversa, incluindo a utilização de rádio frequência como meio de transdução. Finalmente, a subárea de processamento de sinais dedica-se ao desenvolvimento de algoritmos, hardware e software para processamento e análise de sinais de áudio, vídeo e imagens.

Controle e Automação

Esta linha de pesquisa tem como foco investigar problemas relevantes dentro do campo dos sistemas de controle realimentados, da identificação de sistemas dinâmicos e do diagnóstico e da previsão de sistemas com o objetivo de desenvolver novas técnicas e algoritmos como também estudar aplicações em situações reais complexas. No que diz respeito aos sistemas de controle, todas as etapas para sua aplicação são abordadas, como síntese e análise do controlador, análise de desempenho e diagnóstico de malhas de controle e implementação prática dos algoritmos. Também são aqui abordadas técnicas de otimização usando metaheurísticas para análise, previsão e diagnóstico de sistemas complexos. Tópicos de pesquisa abordados são: controle preditivo, adaptativo, autoajustável, de processos multivariáveis, de sistemas não-lineares, modelagem e identificação de sistemas lineares e não-lineares, identificação no domínio da frequência, redes neurais, diagnóstico de sistemas, metaheurísticas. Ênfase é dada tanto às questões teóricas fundamentais como também às aplicações em problemas práticos.

Docentes/Pesquisadores

  • Alessandro Zimmer (reconhecimento de padrões, sistemas biométricos multimodais híbridos (mãos, face, iris/pupila, impressões digitais e assinatura), protocolos de reabilitação, programação, linux e PCHs)
  • Andre Augusto Mariano (design e teste de circuitos integrados (ASICs), sistemas de comunicação sem fio, sistemas RFID (etiquetas e TAGs inteligentes), circuitos RF, mistos e digitais, eletromagnetismo, antenas, teoria eletromagnética)
  • Bernardo R. B. de Almeida Leite (pesquisa e desenvolvimento na área de eletrônica aplicada a comunicações sem fio)
  • César Augusto Dartora (equações de Maxwell, mecânica quântica, nanomagnetismo e física mesoscópica, óptica e teoria de difração)
  • Eduardo Parente Ribeiro (instrumentação, redes de sensores sem fio, tomografia e redes neurais)
  • Gideon Villar Leandro (identificação de sistemas, sistemas de controle, sistemas a eventos discretos e modelagem matemática)
  • Gustavo Henrique da Costa Oliveira (identificação de sistemas, aplicações de sistemas de controle, controle preditivo, robusto, híbrido e com ordem fracionada)
  • Leandro dos Santos Coelho (identificação de sistemas não-lineares, robótica móvel, sistemas elétricos de potência, controle avançado, engenharia de confiabilidade, previsão de séries temporais, eletromagnetismo, sincronização caótica)
  • Marlio José do Couto Bonfim (instrumentação científica, medidas em altas frequências, geração de campos magnéticos pulsados)

Ferramentas da página