Apresentação
 Conteúdo
 Introdução
 Dados
 Modelagem
 Aplicações
 Links
Picture
 Aplicações

A utilização de um termistor é bastante simples, visto que tudo o que devemos fazer é medir sua resistência. Selecionamos três formas distintas para a medição: a medida em um divisor de tensão, em ponte e com um circuito RC.

Divisor de tensão:

Podemos realizar a medida da resistência do termistor simplesmente colocando o componente em série com outro resistor e aplicando uma tensão. Como sabemos que V2=Vcc*(R2/(R1+R2)), podemos calcular a resistência do termistor sabendo sua tensão.

Esta forma de medida não é recomendada, pois perde em precisão para a medida em ponte e possui um tratamento matemático complexo para sistemas de pequeno porte.

Medida em Ponte:

A forma mais precisa de realizar a medida de uma resistência é a medida em ponte. Para verificar várias configurações de pontes para a medição de temperaturas, sugerimos o site http://www.thermometrics.com/htmldocs/proserv.htm, aonde clicando em NTC aplications notes encontramos um documento pdf com desde configurações simples como a ponte de Wheatstone até controles mais complexos, como controle mestre-escravo(ajuste de uma temperatura em relação a outra).

Esta forma de medida é a mais adotada nos circuitos, tanto analógicos como digitais. Isso se deve ao fato desta forma de medida ser mais precisa, sendo que o maior erro de imprecisão deixa de ser no circuito para ser na própria medição do sinal de tensão.

Circuito RC:

Conforme veremos, muitas vezes desejamos retirar do termistor apenas a informação de que a temperatura de um ambiente passou ou não de um determinado valor. Quando a precisão não for um fator determinante, podemos utilizar um sistema digital para realizar a medida:

Ao energizarmos o circuito RC, conseguimos prever quanto tempo que levaria para que a tensão do resistor chegasse em um certo valor Vt.

Sabemos que se a resistência for menor que a esperada, o capacitor carregará mais rapidamente, fazendo o tempo necessário para que a tensão no resistor chegue a Vt diminuir. O inverso ocorrerá se a resistência for mais alta do que o esperado.

Supomos que desejamos utilizar este efeito para medir se a temperatura de um meio passou ou não de uma determinada temparatura T. Com os dados do termistor, determinamos sua resistência nominal para esta temperatura. Utilizando o método mostrado anteriormente, sabemos que se a temperatura for mais alta, o termistor apresentará uma resistência mais baixa, o que diminuirá o tempo em que a tensão no termistor chegará em Vt.

Ou seja, nosso problema da medida da resistência se tornou um problema de medida de tempo, muito mais fácil de implementar em um circuito digital simples(e mais barato).

Quando utilizarmos este método, devemos nos lembrar que sua precisão é afetada pelos seguintes fatores:

  • Precisão(e variação com a temperatura) da capacitância do circuito RC
  • Escala de tempo utilizada na qual o circuito digital vai fazer a amostragem da tensão do termistor

Cuidados que devemos tomar ao medir termistores:

Se possível, fornecer corrente ao termistor apenas quando for realizada a medida, e aplicar uma tensão baixa, evitando assim que o auto-aquecimento influencie na medida do termistor.

No projeto das pontes de medição, não esquecer de levar em conta a precisão do termistor.

Não esquecer que o termistor tem um tempo de resposta.


Aplicações utilizando termistores:

Controle de temperatura:
A primeira aplicação que imaginamos para um termistor é um termômetro digital. Podemos utilizar estes circuitos em automação de estufas, residencial/predial, controle de ar-condicionado, etc.

Segurança para motores:
Motores e geradores são elementos que se aquecem muito facilmente. Para evitar que estes elemento se danifiquem, podemos utilizar um circuito com termistor para detectar se a temperatura na máquina passou de um determinado valor. Caso isso ocorra, o circuito de proteção age.

Proteção contra a dissipação ineficiente de calor:
Muitas vezes utilizamos dissipadores de calor para a proteção de chips(o exemplo clássico é o cooler que existe nos computadores, protegendo o processador). Porém, apenas colocar o dissipador não é suficiente, pois a temperatura ambiente pode ser maior que o esperado pelo projetista. Assim, podemos colocar um circuito com termistor protegendo o chip. Se a temperatura começar a ficar perigosa, o circuito de proteção age.

Proteção contra curtos-circuitos:
Se um termistor for colocado em um circuito com uma corrente muito alta, sua temparatura interna vai aumentar(efeito Joule), fazendo sua resistência diminuir. Com isso, conseguimos uma proteção contra curtos-circuitos. Apenas recomendamos verificar se a velocidade de resposta do termistor é compatível com a velocidade de resposta desejada, pois de outra forma o circuito de proteção pode ser ativado tarde demais.

(ponte de Wheatstone)

(carga de um capacitor em um  circuito RC. A distância entre as  linha azul e vermelha representa o tempo em que a tensão do  capacitor demora para chegar a um valor Vt)