Circuito RC: Conforme veremos, muitas vezes desejamos retirar do termistor apenas a informação de que a temperatura de um ambiente passou ou não de um determinado valor. Quando a precisão não for um fator determinante, podemos utilizar um sistema digital para realizar a medida: Ao energizarmos o circuito RC, conseguimos prever quanto tempo que levaria para que a tensão do resistor chegasse em um certo valor Vt. Sabemos que se a resistência for menor que a esperada, o capacitor carregará mais rapidamente, fazendo o tempo necessário para que a tensão no resistor chegue a Vt diminuir. O inverso ocorrerá se a resistência for mais alta do que o esperado. Supomos que desejamos utilizar este efeito para medir se a temperatura de um meio passou ou não de uma determinada temparatura T. Com os dados do termistor, determinamos sua resistência nominal para esta temperatura. Utilizando o método mostrado anteriormente, sabemos que se a temperatura for mais alta, o termistor apresentará uma resistência mais baixa, o que diminuirá o tempo em que a tensão no termistor chegará em Vt. Ou seja, nosso problema da medida da resistência se tornou um problema de medida de tempo, muito mais fácil de implementar em um circuito digital simples(e mais barato). Quando utilizarmos este método, devemos nos lembrar que sua precisão é afetada pelos seguintes fatores:
- Precisão(e variação com a temperatura) da capacitância do circuito RC
- Escala de tempo utilizada na qual o circuito digital vai fazer a amostragem da tensão do termistor
Cuidados que devemos tomar ao medir termistores: Se possível, fornecer corrente ao termistor apenas quando for realizada a medida, e aplicar uma tensão baixa, evitando assim que o auto-aquecimento influencie na medida do termistor. No projeto das pontes de medição, não esquecer de levar em conta a precisão do termistor. Não esquecer que o termistor tem um tempo de resposta. Aplicações utilizando termistores:
Controle de temperatura: A primeira aplicação que imaginamos para um termistor é um termômetro digital. Podemos utilizar estes circuitos em automação de estufas, residencial/predial, controle de ar-condicionado, etc. Segurança para motores: Motores e geradores são elementos que se aquecem muito facilmente. Para evitar que estes elemento se danifiquem, podemos utilizar um circuito com termistor para detectar se a temperatura na máquina passou de um determinado valor. Caso isso ocorra, o circuito de proteção age. |