segunda-feira, 23 de março de 2009

Ementas de todas as disciplinas

O projeto do curso noturno de Engenharia Elétrica da UFPR inclui a definição das ementas de todas as disciplinas que serão ministradas ao longo do curso. Estas ementas foram reunidas em um volume, que está disponível para consulta por todos os alunos. Clique aqui para obter o arquivo.

As ementas são disponibilizadas em fichas, chamadas dentro da UFPR de "Ficha n. 1". Cada ficha contém os dados das disciplinas (carga horária, número de créditos, periodização) e o conteúdo básico a ser ministrado. Ao longo do curso os respectivos professores, de posse da ementa, elaboram então a "Ficha n.2", que é também conhecida como "Plano de Ensino", contendo o desenvolvimento dos temas propostos em aulas, tópicos e itens. Desta forma, a "Ficha n. 1" é fixa, só podendo ser mudada por decisão do Colegiado do Curso. Já a "Ficha n. 2" é variável, podendo ser atualizada todos os semestres pelo professor em função do lançamento de novos livros sobre o assunto, ajuste de conteúdo e evolução da tecnologia.

De forma inédita da UFPR, na "Ficha n. 1" do Curso Noturno de Engenharia Elétrica foi incluida também a classificação de cada disciplina segundo a Diretriz Curricular dos Cursos de Engenharia -- Resolução 11/2002 da CES (Câmara de Educação Superior) do CNE (Conselho Nacional de Educação). Esta resolução classifica as disciplinas em três "núcleos", a saber: