quarta-feira, 25 de março de 2009
Desafio Tecnológico - Futebol de Robôs & Metologia de Projetos em Engenharia Elétrica
O Desafio Tecnológico é proposto na forma de um campeonato de futebol, no qual os "jogadores" são pequenos robôs impulsionados por motores elétricos e controlados remotamente. Os robôs devem ser construídos pelos estudantes, com recursos próprios, de acordo com um conjunto de regras estabelecidas. Os estudantes matriculados na disciplina serão solicitados a se organizar em equipes, sendo que cada equipe apresentará um robô projetado segundo estas regras. Em seguida será realizada uma competição entre as equipes na forma de um campeonato de futebol, no qual os “jogadores” são comandados por controle remoto. Cada equipe será formada por um número mínimo de 03 (três) e um número máximo de 05 (cinco) alunos.
Também está disponível a aula sobre Metodologia de Projetos aplicada à área de Engenharia Elétrica.
O que é o PMI
O Project Management Institute - PMI, estabelecido em 1969 e com sua sede nos arredores da Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos – foi fundado por cinco voluntários. Durante aquele mesmo ano, o primeiro Simpósio e Seminário PMI foi realizado em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, obtendo uma audiência de 83 pessoas.
O PMI é responsável pela publicação PMBOK - Project Management Body of Knowledge – Conjunto de Conhecimentos para Gerenciamento de Projeto.
O PMI oferece dois níveis de certificação:
- Certificado de Associado em Gerência de Projeto – Certified Associate in Project Management (CAPM) – Este certificado mostra que o profissional demonstrou uma base comum do conhecimento e dos termos no campo da gerência de projeto. Ele requer 1500 horas do trabalho em uma equipe de projeto ou 23 horas/aula em gerência de projeto.
- Profissional da Gerência de Projeto – Project Management Professional (PMP®) – Este certificado demonstra que o profissional freqüentou um curso de especialização e possui experiência em Gerência de Projetos, concordando em aderir a um código da conduta profissional, e aprovação para avaliar e medir objetivamente o conhecimento da gerência de projeto. Além disso, um certificado PMP deve estar sempre atualizado com o risco de perda da certificação.
Atualmente o PMI possui mais que 250.000 membros e mais de 50.000 profissionais da gerência de projeto (PMPs) em 171 países.
Para saber mais sobre o PMI, faça o download da palestra que o Engenheiro Eletricista Paulo Roberto Camargo Filho (ex aluno da UFPR), Presidente do chapter de Pernambuco do Project Management Institute - PMI. Ex-aluno da UFPR, Paulo esteve em Curitiba para divulgar as atividades do PMI e mostrar as oportunidades que se abrem no mercado de trabalho com a certificação obtida junto ao instituto. Clique aqui para obter a palestra.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Ementas de todas as disciplinas
As ementas são disponibilizadas em fichas, chamadas dentro da UFPR de "Ficha n. 1". Cada ficha contém os dados das disciplinas (carga horária, número de créditos, periodização) e o conteúdo básico a ser ministrado. Ao longo do curso os respectivos professores, de posse da ementa, elaboram então a "Ficha n.2", que é também conhecida como "Plano de Ensino", contendo o desenvolvimento dos temas propostos em aulas, tópicos e itens. Desta forma, a "Ficha n. 1" é fixa, só podendo ser mudada por decisão do Colegiado do Curso. Já a "Ficha n. 2" é variável, podendo ser atualizada todos os semestres pelo professor em função do lançamento de novos livros sobre o assunto, ajuste de conteúdo e evolução da tecnologia.
De forma inédita da UFPR, na "Ficha n. 1" do Curso Noturno de Engenharia Elétrica foi incluida também a classificação de cada disciplina segundo a Diretriz Curricular dos Cursos de Engenharia -- Resolução 11/2002 da CES (Câmara de Educação Superior) do CNE (Conselho Nacional de Educação). Esta resolução classifica as disciplinas em três "núcleos", a saber:
- Núcleo de conteúdos básicos, que segundo a Resolução do MEC deve abranger cerca de 30% da carga horária mínima. Neste caso, cabe a observação de que, em face da base filosófica adotada para a concepção do currículo do curso, as disciplinas ditas básicas tem um caráter distinto do que se chama usualmente como ciclo básico de cursos de Engenharia. Ou seja, geralmente as IES criam disciplinas de ciências básicas que são ministradas com o mesmo conteúdo e enfoque para diversos cursos de Engenharia. Na proposta pedagógica do Curso Noturno de Engenharia Elétrica da UFPR, considerou-se que esta técnica é incompatível com a postura filosófica e pedagógica do curso. Desta forma, no curso as disciplinas de ciências básicas enfatizam as aplicações dos conteúdos para a profissão escolhida pelo aluno, sendo portanto voltadas à Engenharia Elétrica. Assim sendo, apesar de que se fez a classificação de um conjunto de disciplinas como integrantes do assim chamado núcleo de conteúdos básicos, são disciplinas onde são mostrados exemplos de aplicações voltados ao setor de futura atuação profissional do egresso, na área de Eletrônica e Comunicações.
- Núcleo de conteúdos profissionalizantes, constituindo-se cerca de 15% de carga horária mínima segundo a Resolução CNE/CES 11/2002.
- Núcleo de conteúdos específicos.
Material disponível sobre "Métodos de Derivação"
segunda-feira, 16 de março de 2009
Livro sobre Linguagem C, do Professor Jaime Evaristo da UFAL

Material sobre 'Derivadas'

Material da disciplina "Análise Vetorial na Engenharia Elétrica"
- Aula 2: 13 de março de 2009
- Aula 3: 16 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
Livros sobre Sistemas Eletrônicos Embarcados
A empresa canadense Byte Craft Limited, fundada em 1976 e que se dedica atualmente a prestar serviços de desenvolvimento de software para sistemas eletrônicos embedded, está disponibilizando gratuitamente dois livros sobre o assunto:
First Steps with Embedded Systems
Este livro tem como alvo a programação de microcontroladores usando a linguagem C. Destina-se principalmente a dois tipos de pessoas: O primeiro é formado por aqueles que já tem conhecimentos de programação em C, mas querem se aprofundar no entendimento do funcionamento dos microcontroladores. O segundo é de pessoas que já tiveram contato com microcontroladores, mas desejam obter maior conhecimento da linguagem C para programa-los. Clique aqui para obter o arquivo PDF completo do livro (228 páginas).
Fuzzy Logic in Embedded Microcomputers and Control Systems
Escrito por Walter Banks e Gordon Hayward, o livro surgiu a partir de uma palestra sobre lógica fuzzy aplicada a sistemas de controle, ministrada em 1993 num evento sobre Embedded Systems nos EUA. Este material, adicionado a artigos publicados pelos autores em revistas especializadas, resultou em um livro introdutório à lógica fuzzy, aplicada a sistemas eletrônicos do tipo embedded. Clique aqui para obter o arquivo PDF completo do livro (75 páginas).
Fonte: Byte Craft Ltd.
RoboGames´2009 vai levar competições de robôs para São Francisco (EUA)
No período de 12 a 14 de junho de 2009 a cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA) será sede do 6.o Campeonato Mundial de Robôs - RoboGames´2009. O evento reunirá cerca de 70 competições, incluíndo guerra de robôs, competição de robôs homanóides, futebol de robôs, lutas de sumô de robôs e até mesmo robôs que vão lutar kung-fu. Algumas competições serão com robôs autônomos, e outras com robôs comandados remotamente por operadores humanos.
Como curiosidade, o evento seria chamado de ROBOlympics, mas o Comitê Olímpico Internacional entrou com uma representação judicial contra os organizadores do evento, proibindo-os de utilizar no nome das competições qualquer menção à palavra Olimpíada, em qualquer idioma, por considerar que trata-se de uma marca registrada associada a eventos esportivos praticados por seres humanos.
Para maiores detalhes sobre os eventos do RoboGames´2009, acesse http://www.robogames.net/
terça-feira, 10 de março de 2009
Apostila sobre MatLab, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Material da disciplina "Técnicas de Programação em Engenharia Elétrica I"
- Aula inaugural, do dia 3 de março de 2009.
- Atividades da aula do dia 5 de março de 2009.
- Introdução aos algorítmos.
- Bases de numeração.
- Histórico e Conceitos sobre Informática.
Discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford (EUA, 2005)
É um discurso emocionante e vibrante, onde Steve Jobs confessa que nunca terminou um curso superior, mas mostra-se confiante na importância da educação como ferramenta de crescimento da qualidade de vida da humanidade.
O vídeo também está disponível em melhor qualidade para usuários do Gmail - clique aqui.
Material sobre FUNÇÕES da disciplina TE203 – Fundamentos Matemáticos para a Engenharia Elétrica I
Apostila sobre MatLab
segunda-feira, 9 de março de 2009
Apostila de Curso de Programação em C
Clique aqui para fazer o download da apostila.
Material disponível da disciplina TE-201 - Prof. Alexandre Aoki
- Plano de Ensino da disciplina
- Apresentação da disciplina
- Arquivo para o MatLab, referente à primeira aula
terça-feira, 3 de março de 2009
Dados interessantes....
Assinar Postagens [Atom]