quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dois times brasileiro de robôs participam da RoboCup 2009 na Áustria

A RoboCup 2009, a "Copa do Mundo" composta por robôs, terá dois "times" brasileiros dentre as 400 equipes de 40 países, durante os dias 29 de junho a 5 de julho, na cidade austríaca de Graz. O evento é considerado a maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo.

Para o campeonato, são qualificadas apenas equipes cujo desenvolvimento de robôs é mínimo, ou seja, que sejam capazes de jogar uma partida de futebol. As equipes brasileiras serão representadas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela FEI (Fundação Educacional Inaciana).

"Vamos mostrar que o Brasil está se inserindo neste mundo de inovação tecnológica que é a robótica móvel inteligente, e que conseguimos produzir tecnologia nesta área", observa o professor Flavio Tonidandel, coordenador do Projeto Futebol de Robôs da FEI.

A equipe da FEI levará seis robôs na categoria Small Size (time completo e um reserva), que têm 15 centímetros de altura.

De acordo com comunicado da FEI, para garantir a vaga, a equipe desenvolveu dispositivos para dribles e chutes e acoplou sistema de equações coordenadas, que permite o "jogador" andar em todas as direções sem precisar virar.

O "porte físico" de cada robô tem cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além quatro baterias.

As partidas acontecem num campo com 17,5 metros quadrados, onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador.

Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofrequência.

Realizada na Graz University of Technology, a RoboCup trabalha com o desenvolvimento e a pesquisa em robótica e inteligência artificial. Além da Small Size, a competição reunirá robôs em mais quatro categorias: Simulation, Middle Size, Standard Plattaform e Humanoid.

Fonte: Folha Online