domingo, 6 de dezembro de 2009

Inventor do LED azul recebe prêmio

Isamu Akasaki
A Fundação Inamori (Kyoto, Japão) apresentou os laureados do 25.o Premio Kyoto de Tecnologia, incluindo a premiação com 50 milhões de Yens (aproximadamente 550 mil dólares norte-americanos) ao cientista Isamu Akasaki, por seu trabalho no desenvolvimento do diodo emissor de luz - LED - de cor azul.

O Professor Isamu Akasaki atua junto às universidades japonesas de Nagoya e Meijo. O Prêmio Kyoto é a mais famosa láurea ofertada por uma empresa japonesa e destina-se a premiar personalidades que se destacam no campo científico, cultural e espiritual em prol da humanidade. Os premiados, além da quantia de 50 milhões de Yens, recebem também um diploma e uma medalha de ouro.

O professor Akasaki desenvolveu seus estudos durante décadas, que culminou no desenvolvimento do LED azul, sobre as propriedades semicondutoras dos cristais de Nitreto de Gálio (GaN). Este assunto já tinha sido abordado por outros pesquisadores, mas que abandonaram as pesquisas pelos fracos resultados obtidos. O professor Akasaki no entanto persistiu pesquisando uma forma de obter uma junção P-N com cristais de GaN. Finalmente na década de 1990 o Professor Akasaki conseguiu apresentar os primeiros diodos emissores de luz azul, logo lançados em escala comercial.

Além de sua aplicação primária como fonte de luz azul em displays e painéis de automóveis, o advento do LED azul possibilitou a ampliação da capacidade de armazenamento nos discos ópticos, dando origem aos discos Blue-Ray. Outra área de grande aplicação dos LEDS azuis é a produção de luz branca de alta eficiência. A moderna tecnologia de produção de luz branca baseada em LEDs utiliza um LED azul combinado com uma substância fluorescente de cor amarela, emitindo como resultado a luz branca.

Os outros ganhadores do Premio Kyoto de 2009 foram o compositor e condutor de orquestras Pierre Boulez, de 84 anos e os Drs. Peter Grant e Rosemary Grant, biologistas e professores eméritos na Universiudade de Princeton nos EUA. O casal Grant tornaram-se assim a primeira equipe formada por marido e esposa a receber o Prêmio Kyoto.

Fonte: EE Times

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]